Zerozero
·15 gennaio 2026
Rui Borges fala de vários jogadores e antevê Casa Pia: «A semana foi muito boa»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·15 gennaio 2026

Rui Borges fez esta quinta-feira a antevisão ao jogo entre o Sporting e o Casa Pia, agendado para as 20h15 de sexta-feira. O treinador dos leões abordou as lesões num boletim clínico que continua a crescer, mas também o jogo, o troféu da sua antiga equipa e outras questões.
Álvaro Pacheco em estreia no Casa Pia: «Perigoso, não. Torna é mais difícil, na parte estratégica do jogo. O mister Álvaro já jogou em vários sistemas, é sempre difícil dizer de que forma o Casa Pia se vai apresentar. Não nos podemos focar muito nisso, mas no que podemos fazer e controlar, em pequenas coisas, perceber que é uma equipa muito competitiva, intensa e forte nos duelos, com jogadores fortes no ataque rápido.»
Estado da equipa: «É natural que a equipa perca alguma intensidade e dinâmicas, como é lógico. Não temos muito tempo de treino. Tivemos, agora, porque, infelizmente, não conseguimos passar à final da Taça da Liga. Perde-se muitas coisas que, às vezes, não se dá conta.»
Regresso de St. Juste: «Não faz parte da equipa principal do Sporting.»
Troféu do Vitória SC: «Dou os parabéns pela vitória, pela conquista, por tudo o que significa. Dou os parabéns pela conquista, mereceram, fizeram por isso. É mais do que merecido.»
Descanso por não jogar final: «A semana foi muito boa, tirando a parte de perceber o porquê de ser boa, no sentido em que não conseguimos estar presentes numa final que queríamos. Tiveram algum descanso, que era mesmo obrigatório e necessário. Deu para treinarmos um pouco mais, a intensidade foi espetacular, a entrega foi espetacular, a alegria foi espetacular. Necessitava de sentir isso, não pela derrota em si, mas sim por tudo o que nos estava a acontecer ao nível de lesões. Acredito que amanhã daremos uma resposta muito boa no jogo.»
Morita e Matheus Reis em final de contrato: «São dois jogadores com os quais contamos e que não vão sair neste mercado.»
Sai Rodrigo Ribeiro e não há alternativa a Suárez: «Apenas acedemos a uma vontade própria dele. Era jogador da equipa principal, a fazer jogos na equipa B. Teve seis meses fantásticos, cresceu imenso, é um miúdo que admiro muito. Não queríamos que saísse, mas aceitámos a vontade dele. Acha que é uma oportunidade muito boa e que teve esse crescimento. Desejo-lhe toda a sorte do mundo, porque é um miúdo do qual gosto muito e admiro muito.»
«A saída de um é a oportunidade de outros, há miúdos nos sub-23 e na equipa B. O Nel tem feito um grande campeonato, é a oportunidade deles. Temos muitos miúdos connosco, e têm dado resposta. Acredito muito neles.»
Luís Guilherme está pronto? «É um miúdo que nos pode dar soluções em várias zonas do campo. Pelo que noto, é um miúdo que gosta mais de jogar à direita, mas dá soluções à esquerda e por dentro, e disse-lhe isso. No Palmeiras jogou à direita, no West Ham jogou à esquerda, na formação foi 10. É um miúdo que, nessa perspetiva, dá várias soluções. Vai ser um jogador importantíssimo no Sporting.»
O que é uma boa época: «Se fosse pela parte estatística, diria que estamos a fazer uma boa época, mas o que é certo é que quem vai à frente, o FC Porto. Sendo o mais honesto possível, no início disse que para sermos novamente campeões não chega o que fizemos nos dois últimos anos. Temos de fazer melhor, e é nessa perspetiva que olhamos para a segunda volta. Na Taça de Portugal temos uma eliminatória com o AVS onde queremos ser competitivos. Vamos lutar ao máximo por esses dois objetivos e fazer a melhor prestação possível na Liga dos Campeões.»









































