Rui Costa: «Não há pessoas mágicas e sim um trabalho a fazer» | OneFootball

Rui Costa: «Não há pessoas mágicas e sim um trabalho a fazer» | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·25 settembre 2025

Rui Costa: «Não há pessoas mágicas e sim um trabalho a fazer»

Immagine dell'articolo:Rui Costa: «Não há pessoas mágicas e sim um trabalho a fazer»

Nesta quinta-feira, Rui Costa concedeu uma entrevista à CNN/TVI, enquanto candidato à presidência do Benfica, onde abordou as eleições, o seu mandato e a fase menos positiva da época.

Rui Costa em discurso direto:

As eleições: «Estou aqui para ganhar e renovar este mandato. Assim de tudo, porque acredito que tenho um projeto e acredito que tenho feito um trabalho que me leva a tomar esta decisão. Nunca disse que não ao Benfica e não é agora que o vou dizer.»


OneFootball Video


Fase difícil: «Estas duas semanas contrariam tudo aquilo de bom que fizemos neste início de época. Sabíamos que íamos passar algumas dificuldades por tudo o que foi a pré-epoca. Começámos por cumprir os dois objetivos da época e depois, quando menos se fazia esperar, acabámos por ter três resultados que não espelham o que fizemos até aqui. A responsabilidade é sempre minha. Não há pessoas mágicas e sim um trabalho a fazer.»

O mandato: «Foram quatros anos muito difíceis, a maneira como me tornei presidente explica bem como foi este mandato. É óbvio que não estou satisfeito por ter ganho apenas quatro títulos nos últimos anos, mas relembro também que até ao ano em que fomos campeões, vínhamos de três anos com uma Supertaça apenas. Não vinha a ganhar constantemente. Estamos a atravessar uma fase da época que não esperávamos, mas temos que dar a volta a situação e a época é longa.

Mourinho/Lage: «José Mourinho entrou há uma semana e ainda não teve tempo de preparar a equipa. Com o Bruno Lage, ambos compreendemos que era a melhor solução. Não houve planos nenhuns para o afastar e ele sabe que isso comigo era impensável. Acabámos a nossa relação depois do jogo com o Qarabag. Essa história do Mário Branco ter feito a cama ao Bruno Lage no Benfica e ao Mourinho no Fenerbahçe não existe.»

Contrato de Mourinho: «Um treinador desta envergadura paga-se. Não deixa se ser um dos treinadores com mais títulos no futebol por ter sido despedido. Não é questão de transparência, não me parece correto dizer quanto ganha um profissional. É um contrato valioso, mas não está acima de Roger Schmidt. É o salário mais baixo que ele tem desde que saiu de Portugal, teve a responsabilidade de perceber a realidade deste momento do Benfica

Cláusula: «Aceitou uma cláusula rara, única mesmo, onde o clube paga-lhe a saída e, se for ele a sair, paga ao próprio clube. É menos de metade do seu salário. Foi uma medida fantástica nesta altura que vivemos, porque estamos a falar de um dos treinadores mais consagrados do futebol, onde a vontade dele foi a de treinar o Benfica

Contas: «Em relação aos 60 milhões de euros, são valores que temos pago de empréstimos obrigacionistas e temos cumprido na íntegra. O Benfica nunca falhou um compromisso e não é agora que vai falhar. As contas que Luís Filipe Vieira deixou eram melhores, mas há razões objetivas para justificar isso. As pessoas não se podem esquecer que eu entrei na altura final do COVID e, nessa altura, não cortámos em nenhum salário, numa altura em que não havia receitas. Depois, fizemos um investimento calculado e controlado. Mas é um mandato que acaba com os capitais próprios a cima dos capitais próprios e que teve o melhor ano de receitas do clube.»

Visualizza l' imprint del creator