Esporte News Mundo
·3 febbraio 2026
Rússia pode voltar a participar de torneios internacionais; entenda

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·3 febbraio 2026

Gianni Infantino, presidente da Fifa, disse que quer que a suspensão da Rússia de torneios internacionais seja revogada. A fala do mandatário aconteceu durante uma entrevista à emissora “Sky Sports”.
A seleção russa e os clubes russos estão suspensos de disputar competições organizadas pela Fifa e pela Uefa desde a invasão do país à Ucrânia em 2022. No entanto, na visão de Infantino, a proibição só gerou ódio e frustração.
“Essa proibição não alcançou nada, apenas gerou mais frustração e ódio”, disse.
“A possibilidade de meninas e meninos da Rússia jogarem futebol em outras partes da Europa seria uma grande ajuda”, afirmou.
“Alguém precisa manter os laços abertos”, acrescentou o mandatário.

Vladimir Putin durante a final da Copa do Mundo de 2018 (Foto: Shaun Botterill/Getty Images)
Antes da suspensão, a Rússia tinha ido para a repescagem da Copa do Mundo de 2022 e sua última partida oficial foi a derrota por 1 a 0 para a Croácia, em novembro de 2021, pelas Eliminatórias. Os russos iriam à Polônia, que não aceitou jogar contra os russos, assim como Suécia e República Tcheca, que estavam no mesmo caminho classificatório.
Desde então, a Rússia vem realizando amistosos não oficiais contra seleções de menor escalão. Recentemente, a seleção que ainda é comandada por Valery Karpin enfrentou Chile, Bolívia e Peru, além do Irã, que vai disputar a próxima Copa do Mundo.








































