Zerozero
·6 febbraio 2026
Sabe há quantos anos o Sporting não disputava três prolongamentos na mesma edição da Taça?

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·6 febbraio 2026

Sendo certo que o principal objetivo do Sporting- no caso a qualificação para as meias-finais da Taça de Portugal- foi alcançado, a verdade é que os leões tiveram de saber sofrer na partida dos quartos frente ao AFS.
Mesmo tendo conseguido dois golos de vantagem no encontro, o conjunto orientado por Rui Borges deixou-me empatar, num cenário que levou a partida fosse decidida apenas no prolongamento- o tento de Geny resolveu a favor dos leões.
Para além de ter significado um cansaço extra de 30 minutos antes do importante duelo frente ao FC Porto para o campeonato, este prolongamento teve a particularidade de ser o terceiro que o Sporting disputou na presente edição da Taça de Portugal.
Até aqui, a formação verde e branca já tinha sido obrigada a serviços redobrados frente a Paços de Ferreira e Santa Clara. De resto, a única eliminatória que o atual bicampeão nacional ultrapassou dentro dos 90 minutos foi frente ao Marinhense, clube que milita no Campeonato de Portugal.
Com estes dados em cima da mesa, o zerozero, com a preciosa ajuda do Playmaker Stats, mergulhou na história da prova rainha para encontrar a última vez em que o Sporting havia disputado três prolongamentos na mesma edição.
Tal cenário verificou-se há 32 anos, no caso em 1993/94. Nessa temporada, a equipa então orientada por Carlos Queiroz jogou um prolongamento frente ao Vitória FC nos oitavos de final e teve... dois prolongamentos na final.
Não, não é erro, caro leitor. Na altura, após um empate a zero na primeira final, o resultado também não sofreu alterações no prolongamento. Ao contrário do que acontece agora, em 1993/94 a final não era decidida nos penáltis, havendo sim lugar a um partida de desempate.
Ora, aqui registou-se um 1-1 ao cabo de 90 minutos, sendo que, posteriormente, Aloísio deu a Taça ao FC Porto com um golo de penálti.
Se quisermos ser mais restritos na nossa análise, a última (e única) vez que o Sporting disputou três prolongamentos em três eliminatórias na mesma edição da Taça aconteceu há 47 anos (1978/79). Caso a equipa de Rui Borges tenha necessidade de fazer 30 minutos extra mais uma vez, seja nas meias-finais ou na final (caso lá chegue), o registo de quatro prolongamentos será inédito na história do leonina.








































