Ceará Sporting Club
·7 aprile 2025
Saiba como é a atuação de médicos, fisioterapeutas e massagistas em dias de jogos do Ceará

In partnership with
Yahoo sportsCeará Sporting Club
·7 aprile 2025
Gabriel Silva / Ceará SC
Com processos definidos estrategicamente visando atender os atletas com agilidade e eficiência, o Centro de Saúde e Performance (CESP) do Ceará tem atuação, muitas vezes, decisiva em confrontos do Time do Povo. Em média, 15 profissionais do setor trabalham em dias de jogos como mandante do Mais Querido. No vestiário, estão presentes médicos, fisioterapeutas, massagistas, entre outros, com o objetivo de dar todo o suporte necessário aos protagonistas da partida: os jogadores.
Durante a semana que antecede o confronto, todos os atletas são acompanhados pelo CESP, que envolve os setores de medicina, fisioterapia, fisiologia, preparação física, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social. Do ponto de vista medical, são realizadas ativações musculares e estratégias preventivas para reduzir o risco de lesões e melhorar o desempenho. Esses processos são coordenados e acompanhados pela equipe de fisioterapia e medicina do Time do Povo, sob aval do coordenador do Centro de Saúde e Performance, André Martins.
No dia da partida, acontece a organização pré-jogo, que envolve a montagem do espaço com todos os equipamentos necessários para atender os jogadores antes, durante (intervalo) e depois do embate. Logo após os atendimentos iniciais in loco, a equipe do CESP acompanha os atletas no aquecimento, monitorando qualquer eventual desconforto e garantindo que estejam fisicamente preparados para os 100 minutos de jogo.
"Deixamos os atletas livres para fazerem manutenções, ativações musculares, parte de mobilização articular. O Pedro (Raul), por exemplo, teve uma queixa no dia da final, fizemos o Venom, que é um aparelho que esquenta para manter a musculatura aquecida. Tudo isso visando o melhor conforto do atleta no pré-jogo", iniciou Matheus Marques, fisioterapeuta do Ceará.
As intervenções médicas também podem acontecer no intervalo da partida, com os profissionais prestando atendimento imediato, auxiliando na recuperação de jogadores que precisam continuar em alto nível no segundo tempo. Nesse caso, com o tempo curto, a atuação precisa ser rápida e precisa.
"Durante o intervalo, fazemos uma avaliação prévia, se teve algum trauma ou desconforto, e fazemos algumas condutas rápidas para devolvermos a funcionalidade do atleta para retornar a partida. No pós-jogo, reavaliamos os atletas e, em caso de queixa, começamos a tratar para o próximo jogo. A recuperação começa no vestiário", concluiu o fisioterapeuta.
Após a partida, acontece a entrega final do CESP. Todos os atletas são avaliados individualmente. As estratégias de recuperação são definidas, visando otimizar a recuperação muscular e minimizar o desgaste físico.