Zerozero
·22 dicembre 2025
Serie A cancela Milan - Como na Austrália devido a «riscos financeiros»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·22 dicembre 2025

O encontro entre o Milan e o Como 1907, da 24ª jornada da Serie A, estava previsto realizar-se em Perth, na Austrália, após a UEFA ter aprovado esta alteração em «regime excecional». Contudo, a Liga Italiana anunciou, esta segunda-feira, que a decisão já não vai para a frente, citando «riscos financeiros».
«As partes envolvidas tomaram esta decisão devido aos riscos financeiros que não puderam ser mitigados, às exigentes condições de aprovação e a complicações de última hora. As condições adicionais, bastante onerosas, impostas pela Confederação Asiática de Futebol (AFC) para autorizar a partida não puderam ser satisfeitas sem risco financeiro para o governo da Austrália Ocidental e para a Serie A», pode ler-se no comunicado.
Para além disso, existiam dúvidas se as equipas de arbitragem teriam capacidades para dirigir uma partida referente ao campeonato italiano.
Este volte-face coloca a Série A numa posição complicada uma vez que o San Siro já está reservado nessa data para os Jogos Olímpicos de Inverno, que se vão realizar na Lombardia.
«Embora expressemos deceção com o resultado deste projeto, permanecemos firmemente convencidos de que esta conclusão representa uma oportunidade perdida para o crescimento do futebol italiano em nível internacional, que também priva muitos torcedores da Serie A no exterior do sonho de assistir a uma partida do seu clube favorito ao vivo», afirmou Ezio Simonelli, presidente da Série A.
Recorde-se que o Villarreal - FC Barcelona deste domingo também estava previsto realizar-se nos Estados Unidos, nos mesmo moldes, e também foi cancelado pela La Liga e pela organização norte-americana devido aos protestos dos adeptos em Espanha, que consideravam que tal situação comprometeria a integridade desportiva.
«Os planos para que Perth sediasse a primeira partida oficial de uma liga europeia valendo pontos fora de suas fronteiras nacionais foram cancelados, após acordo mútuo entre a Lega Calcio Serie A e o Governo da Austrália Ocidental.
Ambas as partes chegaram a esta decisão devido a riscos financeiros que não puderam ser mitigados, condições de aprovação onerosas e complicações de última hora fora do seu controlo.
A partida proposta teria sido a primeira vez que um jogo de uma liga europeia de primeira linha, valendo pontos, seria disputado fora das fronteiras nacionais, representando uma oportunidade única para a Austrália Ocidental fazer história no futebol internacional.
O jogo garantiu a aprovação de todos os 20 clubes da Lega Calcio Serie A, da Federazione Italiana Giuoco Calcio (FIGC) e da União das Associações Europeias de Futebol (UEFA).
No entanto, as condições onerosas impostas pela Confederação Asiática de Futebol (AFC) para a realização da partida não puderam ser implementadas sem riscos financeiros para o Governo da Austrália Ocidental e para a Série A, riscos esses que não puderam ser mitigados.
O Governo e a Lega Calcio Serie A esgotaram todas as opções viáveis para trazer o jogo histórico para a Austrália Ocidental.
A análise da candidatura de Perth mostra que ela já gerou mais de 280 milhões de dólares em exposição na mídia global desde abril, com Perth sendo amplamente discutida nos principais veículos de comunicação internacionais dos EUA, Reino Unido, Itália, Indonésia e França.
O Governo Cook mantém o compromisso de garantir a realização de grandes eventos internacionais que tragam retorno económico para o Estado, ajudando a diversificar a economia e impulsionando os setores de turismo e hotelaria na Austrália Ocidental.»









































