Leonino
·6 gennaio 2025
In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·6 gennaio 2025
O Sporting entra na final four da Taça da Liga, em Leiria, como uma das equipas com maior historial na competição. O clube leonino, que já venceu a prova em quatro ocasiões, procura agora somar o quinto troféu ao seu palmarés. Sob o comando de Ruben Amorim, o conjunto verde e branco venceu a competição por duas vezes.
Os leões têm um misto de experiência e juventude, com vários jogadores já familiarizados com o sabor da vitória nesta competição. Entre os 25 jogadores que podem repetir a conquista da Taça da Liga nesta edição do troféu, cinco representam atualmente o Sporting. Destaque para Gonçalo Inácio, Pedro Gonçalves e Ricardo Esgaio, que já venceram a prova em duas ocasiões, sendo que Esgaio o fez por dois clubes distintos: Sporting e Braga.
Francisco Trincão também pode alcançar o feito de vencer a Taça da Liga por dois emblemas diferentes, já que a conquistou anteriormente ao serviço do Braga. Essa conquista aconteceu em 2020, numa final onde derrotaram o Porto por 1-0. Na altura, o treinador dos bracarenses era, também, Ruben Amorim, que veio a conquistar a prova mais tarde, ao serviço dos leões.
A equipa leonina também conta com oito jogadores que já sentiram o amargo sabor da derrota em finais desta competição. Esta experiência mista pode ser uma mais-valia para o plantel liderado por Rui Borges, que terá a oportunidade de orientar o Sporting rumo a mais uma vitória, e poderá carimbar a presença na sua primeira final ao serviço do Clube de Alvalade logo no terceiro jogo ao leme da equipa.
Para além do prestígio de vencer a competição, o Sporting quer reforçar a sua tradição de triunfos na prova. Os leões, que disputaram sete finais no total, mantêm um registo equilibrado, com quatro vitórias e três derrotas no derradeiro jogo da prova.