Blog do São Paulo
·5 dicembre 2025
Técnico do São Paulo recusa ceder atacante e meia e incorpora talentos ao profissional

In partnership with
Yahoo sportsBlog do São Paulo
·5 dicembre 2025

Siga o canal SÃO PAULO FC – NOTÍCIAS no WhatsApp: https://l1nk.dev/whatsappgrupospfc

Técnico do São Paulo recusa ceder atacante e meia e incorpora talentos ao profissional
Pedro Ferreira, meia de 18 anos e camisa 10 do sub-20 do São Paulo, tornou-se o décimo garoto de Cotia a estrear pelo time profissional em 2025, entrando nos minutos finais da vitória por 3 a 0 sobre o Internacional, na Vila Belmiro. Capitão da equipe de base desde a conquista da Copa do Brasil sub-20 no ano passado e da Copinha neste ano, o jovem disputou 47 jogos pela categoria, com seis gols e quatro assistências, e já treinava com o elenco principal na Barra Funda. Sua estreia emocionou família e amigos, com o atacante Lucca celebrando nas redes sociais o momento do companheiro de Cotia.
A lista de estreantes de Cotia em 2025 reflete o investimento do São Paulo na base: Young (goleiro), Maik (lateral-direito), Nicolas (lateral-esquerdo), Hugo (volante), Matheus Alves (meia), Lucas Ferreira (atacante), Lucca (atacante), Ryan Francisco (atacante) e Paulinho (atacante) precederam Pedro. Desses, Matheus Alves foi vendido ao CSKA, da Rússia, e Lucas Ferreira ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, gerando receitas importantes para o clube em meio a desafios financeiros. Outros como Negrucci e Henrique Carmo já haviam estreado antes, reforçando a tradição de renovação tricolor.
Pedro chegou ao São Paulo em 2018, na categoria sub-11, e assumiu liderança técnica com criatividade e polivalência, características observadas por Hernán Crespo, que o relacionou para duelos recentes. Seu contrato vai até abril de 2029, e a transição para o profissional ganha velocidade após viagens com o elenco principal, como contra o Vasco, ao lado de Paulinho e Lucca. O jogador expressou gratidão pela oportunidade única de vestir a camisa do Tricolor em alto nível.
A situação atual dele é promissora ainda mais porque o técnico Hernan Crespo recusou ceder ele ao Sub20 na semifinal da Copa do Brasil que o clube venceu. Além dele, recusou também ceder Lucca e quer que ele siga nos profissionais.
Lucca Marques Alencar, atacante de 18 anos nascido em 14 de junho de 2007 em São Paulo (SP), iniciou sua trajetória no São Paulo FC em 2016, aos nove anos, no Centro de Formação de Atletas (CFA) de Cotia. Destacou-se nas categorias de base com velocidade, drible e finalização precisa, sendo artilheiro no sub-17 com 12 gols em 34 jogos e campeão da Copinha em 2025, atuando em oito partidas. Sua evolução o levou a treinos com o profissional ainda em 2024, sob Luis Zubeldía.
A estreia pelo time principal ocorreu em maio de 2025, na Libertadores contra o Libertad, onde marcou aos 17 anos o gol do empate por 1 a 1, tornando-se o jogador mais jovem do São Paulo a balançar as redes na competição e garantindo vaga nas oitavas. O feito histórico veio após quase estrear em jogos anteriores contra Santos e Náutico, consolidando sua fama como joia tricolor. Lucca atuou como ponta-esquerda destro, elogiado por Zubeldía como “a terceira carta vencedora no truco”.
Em 2025, continuou a transição base-profissional, brilhando no sub-20 com dois gols na final do Paulista (vice-campeão) e participações na semifinal da Copa do Brasil sub-20, enquanto ganhava chances no Brasileirão sob Hernán Crespo. Versátil como ala-esquerda, foi eleito melhor em campo contra o Juventude pelo ge e celebrou a estreia de Pedro Ferreira nas redes, mostrando maturidade ao se aproximar de veteranos. Ausências no elenco o colocaram como opção para as rodadas finais.
Live









































