Técnico e dirigentes do Corinthians são denunciados no STJD e podem ser punidos | OneFootball

Técnico e dirigentes do Corinthians são denunciados no STJD e podem ser punidos | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·19 novembre 2025

Técnico e dirigentes do Corinthians são denunciados no STJD e podem ser punidos

Immagine dell'articolo:Técnico e dirigentes do Corinthians são denunciados no STJD e podem ser punidos
  1. Por Henrique Pereira / Redação da Central do Timão

O técnico Dorival Júnior, o executivo de futebol Fabinho Soldado e o presidente do Corinthians, Osmar Stabile, foram acusados no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por causa das queixas feitas contra a arbitragem do duelo com o Internacional, realizado em 1º de outubro, válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A denúncia enquadra os três no artigo 258, §2º, inciso II do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que se refere ao ato de “desrespeitar os membros da equipe de arbitragem ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões”, entendido como uma conduta “contrária à disciplina ou à ética desportiva”.


OneFootball Video


Immagine dell'articolo:Técnico e dirigentes do Corinthians são denunciados no STJD e podem ser punidos

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

De acordo com o código, a sanção varia entre suspensão de uma a seis partidas para treinadores, e de 15 a 180 dias para demais profissionais do clube. Caso o tribunal interprete o episódio como de menor gravidade, a punição pode ser convertida em simples advertência. O julgamento está agendado para a próxima terça-feira, na 5ª Comissão Disciplinar do STJD, sob relatoria do auditor Ramon Rocha Santos.

O episódio ocorreu no Beira-Rio, após a marcação de um pênalti a favor do Internacional no último lance da partida, resultando no gol que decretou o empate em 1 a 1. O árbitro Rodrigo José Pereira de Lima havia inicialmente seguido o jogo, mas modificou a decisão depois de analisar o vídeo a pedido do VAR.

Dorival, que já havia chegado “pendurado”, recebeu cartão amarelo pela reclamação e acabou expulso em seguida, o que gerou outra suspensão automática. No documento oficial do jogo, o árbitro afirma que o treinador se dirigiu à equipe de arbitragem “de forma exaltada e ofensiva” na zona mista, dizendo: “Vocês deveriam sair daqui presos”. Segundo ele, policiais precisaram intervir para conter o técnico.

A súmula também descreve que Stabile e Fabinho Soldado abordaram os árbitros na zona mista, “de forma exaltada e desrespeitosa”, repetindo a frase: “Isso é uma vergonha o que vocês fizeram aqui”. O árbitro acrescentou ainda que Fabinho entrou no gramado acompanhado de outra pessoa não identificada, que teria declarado: “Vergonhoso, você é um safado”.

Em entrevista após a partida, Dorival responsabilizou a arbitragem pelo resultado: “O jogo transcorreu com normalidade, um jogo simples e fácil de ser arbitrado e que, infelizmente, teve a interferência direta do senhor Gilberto Rodrigues no VAR e do senhor Rodrigo Pereira pela segunda vez contra o Corinthians. Uma situação absurda, lamentável e que a gente sai daqui infelizmente sem pontos importantes, que nos dariam uma possibilidade de já estarmos em uma competição bem melhor”.

Naquele mesmo dia, o presidente e o dirigente também se manifestaram publicamente, criticando duramente as decisões tomadas.

O Corinthians também enfrentará outros dois julgamentos na próxima terça-feira no STJD. No primeiro, igualmente na 5ª Comissão Disciplinar, o clube pode ser multado entre R$ 100 e R$ 100 mil pelo lançamento de um copo de água em direção ao campo na Neo Química Arena, durante partida contra o Flamengo, em 28 de setembro, pela 25ª rodada do Brasileirão.

O outro caso será analisado pela 6ª Câmara Disciplinar e diz respeito ao jogo diante do Sport, no dia 21 de setembro, pela 24ª rodada, na Ilha do Retiro. Neste processo, o Corinthians responde pelo uso de sinalizadores por sua torcida e pela briga entre o analista de desempenho Raony Thadeu e o preparador de goleiros Douglas Luisi Dutra, do Sport, que resultou na expulsão de ambos.

Veja mais:

Immagine dell'articolo:Técnico e dirigentes do Corinthians são denunciados no STJD e podem ser punidos

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Visualizza l' imprint del creator