MundoBola Flamengo
·28 marzo 2025
Técnico ex-Corinthians elogia reformulação de Boto no Sub-20 do Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·28 marzo 2025
Junto de uma nova direção, veio uma reformulação em diversas áreas do Flamengo. A base foi uma das principais impactadas, recebendo o técnico português Nuno Campos para o lugar de Cleber dos Santos, mudando toda a comissão do sub-20 por indicação de José Boto.
A ideia do diretor de futebol do Flamengo é integrar de forma orgânica o sub-20 com os profissionais, criando uma metodologia de trabalho e de pensamento de jogo desde a base.
Português, logicamente formado na escola europeia, o treinador Antônio Oliveira, com passagens recentes por Cuiabá e Corinthians, comentou sobre essa situação do Flamengo em entrevista ao "Charla Podcast", analisando tais mudanças.
Antônio Oliveira afirmou conhecer e ter se formado treinador com Nuno, mas que não conhece ao certo sua metodologia como técnico, porém, compreende essa organização montada por Boto, afirmando que a defende e seja exatamente dessa forma.
"Eu não conheço bem o trabalho do Nuno como treinador. Portanto, não posso ter algum comentário relativamente a isso. Agora, sobre essa ideia do Boto de criar essa transversalidade a uma ideia de jogo para toda uma cadeia de futebol do Flamengo. Isso é uma ideia que eu defendo o ensino do jogo desde a base. Porque nós estamos a criar e a formar jogadores para onde? Para o time de cima", disse o técnico português.
O treinador explicou que tal metodologia funciona como um filtro que molda o estilo de jogo dos atletas desde a base, para que quando cheguem no "funil" do profissional, cheguem no time de cima preparados com ideia de futebol e maneira de jogar adaptada completamente ao que o clube propõe.
"É por isso que muitas das vezes nós temos que ter cuidado com o treinador que nós trazemos lá em cima. Porque senão altera tudo uma cadeia. Eu gosto do ensino do jogo dessa forma, tendo os mesmos comportamentos, muitas das vezes dando liberdade de criação dos exercícios para potenciar esses comportamentos. Mantendo uma ideia para quando o jogador chegar ao funil já estar preparado e identificado com essa ideia", definiu.
Antônio finaliza pontuando que na sua visão, é ma ideia que faz total sentido, citando que Boto aprendeu a trabalhar dessa forma no Benfica, em uma metodologia que se mostra eficaz e com resultados a vista de todos.
"Na minha opinião, faz todo o sentido. E é uma ideia que ele também bem conhece. Principalmente, que o Benfica trabalha muito dessa forma. E acho que com resultados práticos à vista. Com os jogadores claramente potenciados, valorizados e rentabilizados sob o ponto de vista financeiro", avaliou Antônio Oliveira.
Nuno Campos já está treinando a equipe desde o início da semana, mas ainda não teve sua situação regularizada, logo, não estava na beira do campo na goleada de 5 a 0 sofrida para o Vasco nesta sexta-feira (28), pelo Brasileirão Sub-20.