
Gazeta Esportiva.com
·9 settembre 2025
Toloi celebra retorno ao São Paulo e se coloca à disposição para enfrentar o Botafogo

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·9 settembre 2025
Apresentado oficialmente nesta terça-feira, no SuperCT, Rafael Toloi celebrou a oportunidade de defender novamente o São Paulo. O zagueiro, que assinou contrato até dezembro de 2026, com possibilidade de prorrogação até o fim de 2027, destacou a felicidade em viver sua segunda passagem pelo Tricolor e se mostrou pronto para entrar em campo.
“É o sonho de qualquer atleta jogar em um clube da grandeza do São Paulo. Estou tendo a oportunidade da minha segunda passagem e fiquei muito feliz quando recebi a ligação com a intenção de me contratarem. Não pensei duas vezes. Na primeira passagem, vivi a emoção de ser campeão com o título inédito da Sul-Americana, que marcou minha carreira. A negociação agora foi muito rápida e fácil. Estou honrado e feliz de estar aqui novamente”, afirmou o novo camisa 2 do São Paulo.
O defensor já treina com o elenco são-paulino e se diz preparado para ser opção de Hernán Crespo. Regularizado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF, Toloi tem sua reestreia condicionada apenas à questão física. Seu último jogo oficial foi no dia 4 de maio, ainda pela Atalanta.
“Nessas semanas, trabalhei muito bem. Com a tecnologia e os dados dos treinos, pude acompanhar meu rendimento e fiquei satisfeito. Mesmo antes de acertar com o São Paulo, mantive o trabalho físico por conta própria, especialmente na parte aeróbica, algo que sempre valorizei na Europa. Isso me ajudou bastante. Hoje me sinto bem e à disposição do treinador para o final de semana”, completou.
O São Paulo enfrenta o Botafogo no próximo domingo, às 17h30 (de Brasília), no Morumbis, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. No momento, o Tricolor ocupa a sétima colocação da tabela, com 32 pontos em 22 partidas, e segue na briga por uma vaga no G6.
Revelado pelo Goiás, Toloi chegou ao São Paulo em 2012 e, em sua primeira passagem, disputou 133 jogos, marcou seis gols e integrou o elenco campeão da Copa Sul-Americana daquele ano. Em 2014, foi emprestado à Roma e, no meio de 2015, transferiu-se para a Atalanta.
Na Itália, construiu uma carreira sólida: foram 313 partidas, 14 gols e 18 assistências pela Atalanta, além do título da Liga Europa em 2024. Naturalizado italiano, também defendeu a Azzurra em 14 oportunidades e conquistou a Eurocopa de 2021.
Agora, retorna ao Morumbis para reforçar o sistema defensivo, setor que tem sofrido com a ausência de Arboleda, lesionado. O elenco ainda conta com Alan Franco, Ferraresi e Sabino como opções para a zaga.