Transfer ban e Arena: SAFIEL promete auxílios a Corinthians caso proposta de SAF avance no clube | OneFootball

Transfer ban e Arena: SAFIEL promete auxílios a Corinthians caso proposta de SAF avance no clube | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·7 gennaio 2026

Transfer ban e Arena: SAFIEL promete auxílios a Corinthians caso proposta de SAF avance no clube

Immagine dell'articolo:Transfer ban e Arena: SAFIEL promete auxílios a Corinthians caso proposta de SAF avance no clube
  1. Por Daniel Keppler / Redação da Central do Timão

Os bastidores do Corinthians seguem movimentados nestes primeiros dias de 2026. Após a revelação de detalhes importantes do contrato entre o clube e a Caixa Econômica pela dívida da construção da Neo Química Arena, incluindo as garantias oferecidas e diversas restrições administrativas impostas ao Alvinegro, uma proposta encaminhada pela SAFIEL promete ajudar a resolver a situação.

Segundo comunicado publicado pelo grupo em suas redes sociais nesta terça-feira (6), um documento foi encaminhado aos presidentes da diretoria e dos conselhos internos do clube: Osmar Stabile, Romeu Tuma Júnior (Conselho Deliberativo), Miguel Marques e Silva (Conselho de Orientação) e Haroldo Dantas (Conselho Fiscal), apresentando em seu conteúdo um aditivo ao memorando de entendimento entregue em outubro ao clube.


OneFootball Video


Immagine dell'articolo:Transfer ban e Arena: SAFIEL promete auxílios a Corinthians caso proposta de SAF avance no clube

Foto: Reprodução

O conteúdo do comunicado está dividido em quatro partes. No item 1, a SAFIEL reforça ao Corinthians que a proposta tem uma validade de 90 dias a partir de sua entrega ao clube, e portanto deve ser respondida até o dia 26 deste mês. Já no item 2, o grupo recorda sua participação na audiência pública sobre a reforma do estatuto, onde se colocou à disposição para colaborar, mas não teria recebido respostas sobre um convite a participar de um grupo de trabalho sobre o tema.

Por sua vez, o item 3 contextualiza a situação vivida pelo clube em relação ao acordo firmado com a Caixa em 2022, cujos detalhes revelados mostram que o Corinthians depende do aval do banco para iniciar qualquer processo de recuperação judicial ou extrajudicial, além de não poder alterar sua composição administrativa por meio de constituição de SAF por conta própria.

Por fim, o item 4 complementa o anterior, com as propostas de fato ao Alvinegro. Por meio do aditamento, a SAFIEL se comprometeu a realizar dois aportes financeiros ao clube, a fim de resolver duas pendências importantes que vem sendo amplamente debatidas internamente: o transfer ban, que impede o registro de novos jogadores no futebol masculino; e a dívida do clube com a Caixa pelo estádio em Itaquera.

Tais aportes teriam naturezas diferentes e ocorreriam, segundo a oferta, em momentos diferentes da relação entre Corinthians e SAFIEL. No primeiro, o grupo se comprometeu a realizar empréstimo ao clube para quitar a dívida com o Santos Laguna, do México, pela contratação do zagueiro Félix Torres – pendência que gerou o transfer ban contra o Alvinegro no segundo semestre de 2025. Este empréstimo seria realizado após a assinatura do memorando de entendimento por parte da diretoria alvinegra.

O segundo aporte guarda relação com a dívida corinthiana pela construção da Neo Química Arena, que gira atualmente em torno de R$ 650 milhões e seria quitada pela SAFIEL mediante algumas condições: a assinatura do memorando, a realização de auditoria “sem riscos obstrutivos” e a aprovação da transformação do futebol alvinegro em SAF pelos órgãos internos do clube.

Após esta etapa, e portanto antes da oferta pública de ações por parte da entidade, o valor seria aportado para zerar o débito do clube com o banco, eliminando assim as garantias e restrições contratuais que, no momento, limitam a tomada de decisões administrativas e a plena gestão financeira do Corinthians. Ambos os auxílios antecipados da SAFIEL, de acordo com a proposta, seriam estruturados por meio de documentos próprios, delimitando prazos e obrigações de ambas as partes.

Desde que recebeu o memorando de entendimento em outubro do ano passado, a diretoria do Corinthians não respondeu oficialmente à SAFIEL a respeito da oferta. Internamente, o único movimento em torno da proposta foi seu encaminhamento ao compliance alvinegro, que retornou uma análise com algumas red flags, que posteriormente foram respondidas pelo grupo por meio de manifestação nas redes sociais. Também houve a marcação de uma reunião com a diretoria, que ocorreria em novembro, mas que acabou cancelada e não foi remarcada. Em dezembro, os idealizadores foram convidados a participar de uma audiência pública do Conselho Deliberativo do clube sobre o tema SAF no âmbito da reforma estatutária.

Veja mais:

Immagine dell'articolo:Transfer ban e Arena: SAFIEL promete auxílios a Corinthians caso proposta de SAF avance no clube

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Visualizza l' imprint del creator