Trubin é apenas o terceiro goleiro a marcar com a bola rolando na Liga dos Campeões | OneFootball

Trubin é apenas o terceiro goleiro a marcar com a bola rolando na Liga dos Campeões | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·29 gennaio 2026

Trubin é apenas o terceiro goleiro a marcar com a bola rolando na Liga dos Campeões

Immagine dell'articolo:Trubin é apenas o terceiro goleiro a marcar com a bola rolando na Liga dos Campeões

Uma noite histórica no Estádio da Luz colocou o Benfica de maneira épica nos playoffs da Liga dos Campeões. O herói improvável no último lance da partida foi Anatoliy Trubin, goleiro ucraniano que se tornou o oitavo goleiro a marcar na história moderna da Champions e apenas o terceiro a balançar as redes com a bola rolando.

Já tinham passados sete minutos dos acréscimos quando José Mourinho ordenou que Trubin se juntasse ao restante da equipe dentro da área de ataque para a última tentativa de classificação. Em um cruzamento certeiro de Fredrik Aursnes, o goleiro subiu como um autentico centroavante, testou com força e estufou as redes de Thibaut Courtois.


OneFootball Video


O tento não apenas classificou as Águias para o mata-mata da Champions com a última vaga e um gol a mais de saldo que o Olympique de Marseille, como também credenciou o goleiro para um grupo seleto na competição.

Antes de Trubin, apenas dois goleiros haviam conseguido marcar um gol na Liga dos Campeões sem ser em cobrança de pênalti.

Na temporada 2023/24, Ivan Provedel também foi convocado para reforçar o ataque no último minuto e deixou a sua marca para garantir o empate para a Lazio contra o Atlético de Madrid, mas em jogo válido pela primeira rodada da fase de grupos. 

O goleiro italiano, que ainda defende a Lazio, já tinha histórico artilheiro ao ter balançado as redes três anos antes pela Série B italiana, ajudando a Juve Stabia na luta contra o rebaixamento.

Outro goleiro a marcar com a bola rolando foi Sinan Bolat. O turco impediu a derrota do Standard Liège contra o AZ Alkmaar na última rodada da Champions na temporada 2009/10. O gol garantiu uma vaga para o time belga na Liga Europa.

Aos 37 anos, o experiente goleiro segue na ativa e defende a meta do Igdir FK, na segunda divisão da Turquia.

Arqueiros que marcam em cobranças pênaltis

Além dos três registro de gols com a bola rolando, outros quatro goleiros também escreveram o seu nome na Liga dos Campeões, mas com auxílio das cobranças de pênaltis.

O goleiro com mais gols na história da competição foi o alemão Hans-Jörg Butt, já aposentado, com três cobranças convertidas. Curiosamente, os três tentos do goleiro foram marcados contra a Juventus, todos por clubes diferentes. Nas suas passagens por Hamburgo, Bayer Leverkusen e Bayern de Munique, o arqueiro castigou a Velha Senhora, sendo a última vez em 2009.

Em toda a sua carreira, Butt anotou 36 gols. Além do alemão, Vincent Enyeama teve a sua carreira marcada pelos gols marcado não apenas na Champions. O nigeriano, que marcou o seu gol na Liga dos Campeões pelo Hapoel, terminou a sua carreira com 25 tentos.

Nos tempos anteriores ao formato moderno, dois goleiros chegaram a balançar as redes na década de 1960: Ilija Pantelic e Markku Talsi

Visualizza l' imprint del creator