Leonino
·19 gennaio 2026
Tudo o que disse Rui Borges na antevisão do Sporting - PSG da Liga dos Campeões

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·19 gennaio 2026

Rui Borges falou aos jornalistas em conferência de imprensa de antevisão ao Sporting - PSG, esta segunda-feira, dia 19 de janeiro. O encontro está marcado para a próxima terça-feira, às 20h00, no Estádio José Alvalade. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões, que conta com várias baixas.
Capacidade do Sporting em jogar na Champions
"Será um grande jogo, de Champions. Temos de demonstrar a nossa maturidade nesta competição. Temos vencido em casa, tem sido a nossa fortaleza. O Sporting, pela grande equipa que é, tem demonstrado o que é capaz, a jogar dentro e fora. Temos de ser capazes de fazê-lo novamente perante uma grande equipa, se calhar a melhor da Europa, por ter conquistado este troféu. Tivemos a sorte do sorteio nos dar duas das três melhores: o Bayern e o PSG. Juntaria aqui o Arsenal... Tem sido um orgulho para nós. Tem sido uma motivação enorme. Temos de mostrar que estamos à altura para nos batermos com ele".
Maior desafio da carreira?
"O que mais me desafiou foi o primeiro dia que entrei nesta casa. Qualquer dia que passe no Sporting é o dia mais feliz da minha vida. O meu maior desafio. Estou num grande clube e a cada dia que passa tenho de ser melhor, para acrescentar história ao Sporting. Defrontar os melhores da Europa tem de ser uma motivação boa para todos, para mostrar que somos capazes. Acima de tudo, um desafio para todos nós. Não é o maior desafio... Lesões? É algo que já falei antes do jogo com o Casa Pia. O Pote e o Ousmane Diomande poderão estar, sem certezas, no jogo de Arouca".
Número de lesionados começa a diminuir
"Dormência já está a passar... Já está o Zeno [Debast], o Dani [Bragança]. Se calhar chegam Pote e Ousmane [Diomande] no outro jogo. Claro que torna a equipa mais capaz, mais forte. Para amanhã temos de ter coragem de defrontar os melhores, em termos coletivos e individuais. Independentemente de quem jogue, todos têm de estar motivados. O Sporting tem dado a demonstração daquilo que é a grandeza deste coletivo, não só na Champions. É importante quem estará em jogo para dar uma grande resposta.
Ausência de Hjulmand? Jogará outro. Jogaremos com onze. Quem jogar dará resposta. Acima de tudo, a equipa tem demonstrado que é capaz, em que todos são solução, todos são grandes jogadores. Quando falha um colega, eles motivam-se para mostrar que somos uma verdadeira equipa e estamos lá uns para os outros".
Poderio do PSG
"A equipa tem dado uma resposta enormíssima naquilo que são jogos de Champions. Jogamos agora em casa, onde temos ganho sempre. Amanhã defrontamos a melhor equipa, que tem mais posse na Champions, mais passes, mais golos, igualado com o Dortmund, penso eu. Já nem pego nos dados do campeonato francês... É uma equipa fortíssima na reação à perda, na transição ofensiva, com muitos golos. Temos de perceber onde não podemos perder bola e onde podemos colocar algum perigo. Acredito que vão olhar para o Sporting com respeito, dado aquilo que temos feito".
'Tubarões' olham para o Sporting de que forma?
"Há uns dias li algo de um jogador do Barcelona a falar do Sporting. Isso motiva-nos a mostrar que somos bons e aquilo que somos como equipa. Respeitamos quem está do outro lado, encaramos as dificuldades e mostramos o que somos como Sporting, não só a nível externo, como interno. Olham para nós de forma diferente... Isso é mérito da equipa, como já disse, pelos últimos anos. Compete-nos a nós mostrar que somos um grande Sporting, com grandes jogadores. O coletivo faz aparecer o individual. Sabemos daquilo que o PSG é capaz, mas também sabemos que nos respeitam à sua maneira. Sabem que aqui está uma equipa motivada, com adeptos que poderão ajudar-nos a sobrepor sobre o PSG. Temos de ser muito corajosos e, acima de tudo, muito responsáveis".
Defesa sólida em casa é a principal arma?
"Penso que não é só o momento defensivo, mas também ofensivo. Temos demonstrado ser uma grande equipa. Será um jogo com duas equipas ofensivas, gostam de marcar. Mostra bem a qualidade de ambas. Sabemos que, do outro lado, está um coletivo fortíssimo, com os melhores do mundo nas suas posições. Temos de saber anular essa parte individual do PSG. Os jogos são cada vez mais resolvidos num pormenor individual, numa inspiração. Temos de conseguir anular, de alguma forma, essa inspiração".
Sporting de olho no top8
"Eu só me foco no jogo de amanhã, depois vemos o que seremos capazes, que terá sempre uma consequência. Logo veremos a consequência. Só depois pensaremos no jogo do Athletic Bilbao. Não faço contas antecipadas. Quero que a equipa demonstre a sua qualidade ofensiva e defensiva, continuando o nosso crescimento. Temos muita qualidade".
Sporting inspira-se na receita de Munique ofensivamente?
"A organização não foi diferente.. Percebo a pergunta por ter jogado o Edu [Quaresma], mas foi a lateral. Não mudámos. Não mudamos nada do que fazemos. Apenas defrontámos uma grande equipa que nos obrigou a andar num bloco mais baixo. Não é habitual. Com as grandes equipas há outras dificuldades. O Bayern foi capaz e acredito que amanhã o PSG, pelos dados que acabei de dizer, igual. Não têm posição fixa na relação com os médios, mesmo com o Vitinha. O João Neves não vai jogar. Será difícil para nós acionar os nossos meios de pressão internamente que gostamos. O que nos vai obrigar a andar mais momentos em bloco médio-baixo. Depende daquilo com que estamos a jogar. Do nosso lado não muda nada. Pode acontecer em alguns momentos ter a linha de cinco... A equipa está confiante e demonstrou isso contra o Casa Pia. Estamos lá uns para os outros. Eles são dessa fibra. Querem dar o melhor deles para quando alguém falta. Se há coisa que eu não preciso é motivá-los. Pontuar ou não, é entrar no jogo para vencer. É isso que fazemos sempre, independentemente de quem seja o adversário".
Fortaleza de Alvalade alerta o PSG e chegada de Faye a Lisboa
"Está em Lisboa, mas não é jogador do Sporting. Não me vou alongar muito para já [risos]. Quando for apresentado, podem perguntar. Em relação à fortaleza [de Alvalade], acredito que o mister Luis Enrique tenha olhado para aquilo que têm sido os nossos jogos em casa na Champions, mas também nos duelos fora. Por tudo aquilo que temos sido capazes. Vocês próprios dizem que o Sporting é que joga melhor se calhar. Não vai em primeiro, é certo, nisso dou sempre valor a quem vai em primeiro. Mérito. Temos demonstrado a nossa personalidade ao longo do tempo. As responsabilidades aumentam. Temos de falhar e errar menos, sobretudo com grandes equipas, com capacidade individual que pode mudar o jogo. A equipa está corajosa e confiante para o jogo de amanhã".









































