Uma transferência falhada depois, Alejandro Marqués está de volta ao seu melhor | OneFootball

Uma transferência falhada depois, Alejandro Marqués está de volta ao seu melhor | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·25 gennaio 2026

Uma transferência falhada depois, Alejandro Marqués está de volta ao seu melhor

Immagine dell'articolo:Uma transferência falhada depois, Alejandro Marqués está de volta ao seu melhor

A 19.ª ronda da Liga Portugal Betclic colocou Estoril Praia e Vitória SC frente a frente. O Estádio António Coimbra da Mota foi o palco de um encontro que, ao intervalo, seguia com vantagem vimaranense.

O primeiro golpe dos visitantes surgiu por intermédio de Samu Silva, que rodou no interior da área canarinha e, de pé esquerdo, atirou para o fundo das redes. A resposta do conjunto da casa foi rápida: golo de Begraoui a restabelecer a igualdade. Ainda assim, o segundo golpe dos conquistadores - este delicioso - não tardou a chegar. Matija Mitrovic, aos 34’, cobrou um livre de forma exímia e garantiu que a sua equipa fosse para o descanso em vantagem.


OneFootball Video


No reatar do encontro, a equipa da Linha apresentou uma nova face e instaurou uma autêntica rebelião em campo, liderada por Alejandro Marqués. Em solo luso, o avançado viveu altos e baixos, porém, depois da prestação deste sábado, só tem razões para estar feliz.

Não existe rosa sem espinho

O venezuelano teve uma formação de luxo, passando pelos quadros do Barcelona e da Juventus. Trocou as terras espanholas pelas italianas em 2019/2020, numa transferência em que a vecchia signora desembolsou cerca de oito milhões de euros pelo atleta. Nunca se estreou pela equipa principal de Turim, tendo sido emprestado ao Mirandés, último clube que representou antes de se mudar para o Estoril.

Em 2022/2023, chegou ao emblema do principal escalão do futebol português, também por empréstimo da Juve. No seu primeiro ano nos canarinhos, marcou cinco golos e fez uma assistência em 19 jogos. Os números do avançado levaram o Estoril Praia a garantir a sua contratação em definitivo, ficando a ligação estabelecida até ao verão de 2026.

Nas duas épocas seguintes, Marqués somou 21 golos e duas assistências em 71 partidas. Na temporada passada, o avançado acabou por perder alguma preponderância, uma vez que, na segunda volta da I Liga, alinhou apenas uma vez como titular.

Em setembro de 2025, já depois do fecho do mercado de transferências de verão em Portugal, o FK Sochi bateu à porta dos estorilistas para negociar um acordo que garantisse os serviços do número 9. O jogador natural de Caracas acabou por não se juntar ao atual último classificado do principal escalão do futebol russo e permaneceu na equipa comandada por Ian Cathro.

Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura

A presente temporada de Marqués tem sido um verdadeiro teste à sua resiliência: saiu do banco de suplentes nos seus nove primeiros jogos na I Liga. Ao longo dessa quase dezena de partidas, o ponta de lança não conseguiu marcar qualquer golo - algo pouco habitual na sua carreira. A primeira titularidade surgiu apenas na 16.ª jornada, na vitória frente ao FC Alverca (4-1), encontro em que voltou a ficar em branco.

Persistiu e, após onze jogos - três deles como titular -, Marqués chegou finalmente ao seu primeiro golo na presente edição do principal escalão do futebol português. A vítima foi o Estrela da Amadora. Os pupilos de João Nuno não conseguiram travar o grito que há muito estava guardado na garganta do avançado. O número 9 fez o quarto golo dos estorilistas (0-5), após um grande cruzamento de João Carvalho, desviando de calcanhar - num gesto que mais pareceu saído de um videojogo.

Ian Cathro falou sobre a prestação do seu pupilo na conferência de imprensa de pós-jogo frente aos estrelistas: «É muito importante. Obviamente, para os jogadores das posições mais adiantadas, eles alimentam-se dos golos. É inevitável. Acho que o Alejandro, depois de muito tempo sem ter os minutos que queria, está a trabalhar bem, a ajudar muito a equipa, a ajustar-se e a adaptar-se, e fico feliz por ele.»

«Mas sei que eles [Marqués e Begraoui] conseguem ter estes momentos e até consegues fazer-me essa pergunta porque a equipa está a produzir muito, a criar muitas situações para que esses jogadores possam chegar ao último momento e dar a qualidade necessária para marcar. Acho que temos de olhar para tudo e dizer que fizemos muita coisa boa», acrescentou.

«Estou a fazer o meu trabalho e estou muito contente pela vitória»

O que poderia parecer um episódio isolado frente ao Estrela da Amadora revelou-se, afinal, o início de uma sequência. Já na jornada seguinte surgiram novas réplicas. Os dois golos de Marqués frente ao Vitória SC são uma clara demonstração do seu espírito batalhador e da sua resiliência. No meio da área e de sucessivas confusões, o venezuelano foi o mais rápido e eficaz.

Aos 56 minutos, Rafik Guitane fez um grande cruzamento para o coração da área vimaranense, com o ponta de lança a cabecear sem dar hipóteses a Juan Castillo. Voltou a fazer das suas aos 65’: Jordan Holsgrove cobrou um livre para o centro da zona perigosa e, praticamente do mesmo local do primeiro golo, desviou novamente para o fundo das redes. Um toque subtil, mas mortífero, com o pé direito - curiosamente muito semelhante ao golo marcado frente ao Estrela da Amadora.

Com estes dois golos, ficou consumada a cambalhota no marcador (3-2). Os grandes momentos de Marqués foram revigorantes e aproximaram ainda mais o Estoril Praia do triunfo frente a um adversário direto. Como referido anteriormente, o venezuelano está em final de contrato com os estorilistas, e este reencontro com o seu melhor futebol poderá facilitar um eventual processo de renovação ou até de venda, caso essa seja a vontade de ambas as partes.

Questionado sobre o seu futuro na flash interview, o jogador - eleito melhor em campo pelo zerozero - falou aos microfones da Sport TV: «Eu estou aqui, estou a fazer o meu trabalho e estou muito contente pela vitória. E também pelo apoio dos adeptos.»

O que o destino reserva para os próximos capítulos da relação entre Marqués e o Estoril Praia ninguém sabe. Certo é que o avançado reencontrou a sua veia goleadora e foi determinante na conquista de seis pontos nas últimas duas jornadas. O triunfo frente ao Vitória SC permitiu mesmo a ultrapassagem aos minhotos na tabela classificativa: estorilistas no 8.º lugar e vitorianos na 9.ª posição.

Com estas notícias, Marqués tem, finalmente, muitos motivos para sorrir.

Visualizza l' imprint del creator