VAR quis expulsar Matheus Reis mas ‘deu bronca’ | OneFootball

VAR quis expulsar Matheus Reis mas ‘deu bronca’ | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: DOMINIODEBOLA

DOMINIODEBOLA

·12 luglio 2025

VAR quis expulsar Matheus Reis mas ‘deu bronca’

Immagine dell'articolo:VAR quis expulsar Matheus Reis mas ‘deu bronca’

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aplicou cinco jogos de suspensão a Matheus Reis, do Sporting, na sequência de dois processos disciplinares distintos. Em causa está um pisão na cabeça de Belotti, na final da Taça de Portugal, e uma frase provocatória proferida nos festejos do título.

Pisão a Belotti e erro no VAR

Segundo o acórdão a que o Record teve acesso, o defesa brasileiro de 30 anos atingiu Andrea Belottipisando-o na cabeça aos 90’+5” da final da Taça. Apesar da gravidade do lance, Matheus Reis escapou à expulsão devido a uma falha na comunicação entre os elementos do VAR.


OneFootball Video


Tiago Martins, árbitro responsável pelo VAR, identificou o lance como “conduta violenta” e quis chamar Luís Godinho para rever a jogada. No entanto, os AVAR (Vasco Santos e Sérgio Jesus) levantaram dúvidas sobre a validade da revisão, por o jogo já ter sido retomado. A hesitação levou à decisão final de não intervenção: “Ok, tudo bem, vá, siga”, disse Tiago Martins, terminando o debate que durou cerca de dois minutos.

Posteriormente, todos os envolvidos reconheceram o erro perante o Conselho de Disciplina.

Frase polémica agrava castigo

Além do castigo de quatro jogos pelo lance com Belotti, Matheus Reis foi punido com mais um jogo de suspensão por ter proferido, segundo o processo disciplinar, a frase “aqui nós pisa na cabeça“, considerada provocatória, após a vitória no Jamor. A queixa foi apresentada, entre outros, pelo Benfica e pelo empresário César Boaventura.

Quenda e Debast também castigados

O CD da FPF também suspendeu Geovany Quenda por dois jogos, um deles pela camisola com a inscrição “falas muito, chupa c******”, exibida após o jogo com o Vitória de Guimarães, e outro por repetir o gesto no Jamor.

Zeno Debast foi sancionado com um jogo de suspensão por ter partilhado um vídeo de Quenda com a referida camisola.

Sporting vai recorrer

Face ao cenário, o Sporting vai apresentar recurso ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), com providência cautelar para tentar suspender os efeitos dos castigos. Caso a sanção se mantenha, Matheus Reis arrisca falhar o clássico frente ao FC Porto, a contar para a 4.ª jornada da Liga.

Visualizza l' imprint del creator