Varandas está preocupado com o FC Porto e visa André Villas-Boas: “Não é ar fresco, é bafio e hipocrisia” | OneFootball

Varandas está preocupado com o FC Porto e visa André Villas-Boas: “Não é ar fresco, é bafio e hipocrisia” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·15 novembre 2025

Varandas está preocupado com o FC Porto e visa André Villas-Boas: “Não é ar fresco, é bafio e hipocrisia”

Immagine dell'articolo:Varandas está preocupado com o FC Porto e visa André Villas-Boas: “Não é ar fresco, é bafio e hipocrisia”

Frederico Varandas voltou a atacar e desta vez apontou as críticas a André Villas-Boas. «Agora, o vídeo da vergonha. Janeiro de 2024: Villas-Boas na campanha disse que é tempo de construir um futuro ganhador com princípios de ética e transparência. Por todo o país dizia-se ‘vem aí uma lufada de ar fresco’. Hoje, infelizmente, posso dizer que todo o país já constatou. Não é lufada de ar fresco, é bafio, hipocrisia do pior que o futebol português, infelizmente, já conheceu. Não estamos a falar de um lance a quente. Estamos a falar de algo premeditado. Vídeos de um torneio de infantis. É mau demais. É baixo demais. Mais do que uma vez, ouvi o actual presidente do FC Porto criticar tudo e todos. A Liga, a Federação, os rivais, que nada fazem para valorizar a imagem do futebol português. Pergunto, há algo pior para a imagem que estas práticas de terceiro mundo? Não, não há. E confesso que fico surpreendido como é que a comunicação social perdeu o interesse nisto…. Coisa premeditada, planeada e executada», disse.

Acrescentou, prosseguindo o seu raciocínio: «Isto não fica por aqui. A seguir a isto o FC Porto emite um comunicado com sete pontos. Atacam a Federação, o árbitro, os rivais, com erros de outros jogos com outros árbitros. Isto aconteceu mesmo, é do mundo real, não é da perceção. Não há, dos sete pontos, um ponto com arrependimento, pedido de desculpa ou onde se diga que não voltará a acontecer. Isto não vos choca? É que não houve nada de valores, de ética e nada de dignidade. Sabem o que lhes correu mal? É que no tempo em que foram buscar este manual, os árbitros não escreviam, tinham medo. Mas esqueceram-se que hoje há árbitros com coragem, que não se deixam intimidar, que escrevem. Quero aqui apelar a todos os árbitros que escrevam tudo: ameaças de dirigentes, ofensas de presidentes, vídeos a passar no seu balneário. Que escrevam tudo, seja de Benfica, FC Porto ou Sporting. Se for de Sporting, sou o primeiro a criticar. A seguir a estes dois momentos tristes, tivemos um momento caricato. Estava a ver o Famalicão-FC Porto e houve um protesto de arbitragem, informaram que iam entrar sozinhos em campo, mas não é que a equipa do FC Porto foi solidária e entrou com os árbitros contra a pressão sobre a arbitragem? É preciso não ter vergonha. É preciso ter o atrevimento de tratar as pessoas como atrasados mentais. Quem escreveu aquele manual, o anterior presidente do FC Porto, que temos entre mim e ele um mundo que nos separa, mas tenho de reconhecer que era uma pessoa sumamente inteligente e jamais faria esta segunda parte. É simplesmente patética. Ainda sobre o presidente do FC Porto, ouvi-o muito preocupado com o VAR e com as condições deficitárias com que o VAR é instalado em vários recintos do futebol português. Não basta ter bons estádios. É preciso também alguém que não vá lá desligar o VAR.»

Visualizza l' imprint del creator