Papo na Colina
·16 settembre 2025
Vasco lidera um ranking negativo e alarmante na Série A do Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·16 settembre 2025
A frase do técnico Fernando Diniz de que o “futebol é um jogo de erro” nunca se aplicou tão bem ao Gigante da Colina como na atual temporada. Um levantamento do Espião Estatístico, do portal ge, revelou um dado alarmante. O Cruz-Maltino é o time que mais sofreu gols a partir de falhas individuais em toda a Série A do Campeonato Brasileiro.
Os números são um diagnóstico preciso da irregularidade da equipe. Ao todo, já são nove gols sofridos que nasceram diretamente de erros individuais de seus jogadores. O número coloca o Gigante da Colina na liderança isolada deste ranking negativo. Para efeito de comparação, o segundo colocado, Fluminense, sofreu seis gols desta forma, enquanto o líder Flamengo sofreu apenas um.
O levantamento considera apenas falhas técnicas claras, excluindo pênaltis, gols contra ou expulsões.
O impacto destes erros na campanha do Cruz-Maltino é devastador. Das nove falhas, oito aconteceram em jogos que o time não conseguiu vencer. A análise indica que pelo menos nove pontos foram desperdiçados em partidas onde os erros foram determinantes, como nos empates contra Internacional e Ceará, e na derrota para o Mirassol. Sem esses vacilos, a posição do clube na tabela seria muito mais confortável.
Até mesmo Vegetti cometeu erros que resultaram em gols do adversário – Foto: André Durão
Após o empate com o Ceará, onde as duas falhas decisivas ocorreram, Diniz admitiu o problema. Ele declarou:
“Hoje tivemos erros que não costumamos cometer.”
O treinador, no entanto, ressaltou que a decisão em campo é sempre do jogador.
“O lance do PH, ele podia ter chutado a bola e não chutou. Foi uma escolha dele”, analisou, deixando claro que, embora o futebol seja um “jogo de erro”, a repetição dessas falhas tem custado muito caro.
PH falhou no último lance da partida contra o Ceará – Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News