Papo na Colina
·10 febbraio 2026
Vasco: Nova função com Diniz faz Philippe Coutinho ter início de temporada artilheiro; veja números!

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·10 febbraio 2026

O torcedor do Vasco da Gama se acostumou a ver Philippe Coutinho como o maestro que rege o meio-campo, mas em 2026 o camisa 10 assumiu uma faceta ainda mais letal: a de definidor. O gol de pênalti na vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo, no último domingo, confirmou o excelente início de ano do meia, que já soma três gols e uma assistência nos primeiros cinco jogos da temporada.
Essa fase artilheira não é obra do acaso, mas sim de um ajuste tático promovido por Fernando Diniz. Com a chegada de reforços e a necessidade de furar defesas fechadas, o treinador adiantou o posicionamento de Coutinho, deixando-o mais livre para pisar na área e finalizar.
A mudança de postura ficou evidente nas estatísticas. No empate contra a Chapecoense, por exemplo, Coutinho finalizou impressionantes 10 vezes contra a meta adversária. Contra o Botafogo, além do gol, pisou na área para cruzar a bola que originou o tento de Brenner.
Na coletiva pós-jogo, Diniz explicou a estratégia de tirar o meia da base da jogada e colocá-lo no “front” de ataque.
“O Coutinho joga onde é melhor para o time em determinados momentos. A gente conseguiu empurrar bastante a Chapecoense para trás, então favoreceu para ele ficar mais perto do gol. E sempre que puder eu quero ele perto do gol“, analisou o comandante.

Coutinho marca o segundo gol do Vasco sobre o Botafogo – Foto: Matheus Lima/Vasco
O gol de domingo também teve um sabor de nostalgia. O Botafogo se isolou como a maior vítima da carreira de Coutinho pelo Vasco, com 3 gols sofridos. A coincidência histórica é que os outros dois gols aconteceram justamente na lendária goleada de 6 a 0, pelo Carioca de 2010, quando o craque tinha apenas 17 anos e marcou seus primeiros gols como profissional.
Ao todo, Coutinho soma agora 17 gols em 122 partidas com a Cruz de Malta. Após encerrar 2025 com 56 jogos (recorde pessoal de disponibilidade), ele inicia 2026 aliando a boa forma física a um faro de gol apurado, tornando-se a principal arma para o duelo desta quarta-feira (11), contra o Bahia, em São Januário.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.
Live


Live







































