Gazeta Esportiva.com
·10 dicembre 2025
Veja seis fatores que levaram o Corinthians à semi apesar de crise extracampo

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·10 dicembre 2025

O Corinthians superou uma série de adversidades extracampo e conseguiu chegar às semifinais da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, a partir das 21h30 (de Brasília), a equipe alvinegra inicia a disputa por uma vaga na decisão diante do Cruzeiro, no Mineirão.
O ano do Corinthians foi um tanto quanto turbulento fora das quatro linhas. Além do transfer ban e diversos problemas financeiros, houve impeachment do presidente Augusto Melo e uma guerra política sem fim. Porém, o elenco segurou as pontas e ainda tem a oportunidade de finalizar a temporada com um título nacional.
O grande trunfo do Corinthians foi a blindagem ao CT Dr. Joaquim Grava. Apesar de incontáveis obstáculos fora dos gramados, o executivo de futebol do clube, Fabinho Soldado, conseguiu passar tranquilidade ao elenco e garantiu estabilidade ao trabalho do técnico Dorival Júnior.
O comandante, inclusive, já elogiou publicamente Fabinho e destacou o esforço do profissional em mais de um oportunidade.

(Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)
A contratação de Dorival Júnior foi decisiva para a trajetória do Corinthians na Copa do Brasil. Campeão da competição por Santos (2010), Flamengo (2022) e São Paulo (2023), além do vice de 2015, o treinador não sabe o que é ser eliminado do torneio desde as quartas de final de 2016.
De lá para cá, ele participou de 13 confrontos por diferentes clubes e saiu classificado em todos. Neste ano, o comandante guiou o Timão nas vitórias sobre Novorizontino, Palmeiras e Athletico-PR.
O triunfo no embate contra o Palmeiras também fez a diferença. A classificação no Derby embalou o Corinthians rumo à semifinal e manteve o clube confiante na briga pelo título.
O Timão foi superior durante todo o confronto. No jogo de ida, na Neo Química Arena, a equipe venceu por 1 a 0, com gol de Memphis Depay. Já na volta, aproveitou a expulsão relâmpago de Aníbal Moreno e não tomou conhecimento do rival, ganhando por 2 a 0.
Outro personagem decisivo da campanha é Gui Negão. O jovem atacante precisou assumir a bronca durante o período em que Yuri Alberto e Memphis Depay estavam lesionados e foi protagonista.
O Filho do Terrão foi titular nas duas partidas das quartas de final contra o Athletico-PR e participou dos três gols marcados pela equipe no confronto. Ele balançou as redes no jogo de ida, em Curitiba, e anotou gol e assistência na volta, em Itaquera.

(Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)
O Corinthians demonstrou uma solidez defensiva muito grande durante toda a campanha na Copa do Brasil. O Timão, não à toa, ainda não foi vazado na competição. A equipe de Dorival não sofreu gols em seis jogos disputados.
A temporada do Corinthians foi de altos e baixos. A irregularidade do time no Campeonato Brasileiro, inclusive, virou uma das principais críticas da torcida ao longo do ano. A postura na Copa do Brasil, entretanto, sempre foi outra.
Em todas as partidas da competição a equipe demonstrou mais atenção e cometeu menos erros. A diferença foi assumida até mesmo pelo goleiro Hugo Souza, um dos líderes do grupo, em entrevista coletiva.
“Erradamente da nossa parte, mas nossa postura em jogos de Copa é totalmente diferente. Isso traz uma segurança muito grande, pelo menos para mim, de saber que nesses jogos a gente vai entrar com mentalidade de que não pode ter erros. É erro zero”, disse o arqueiro.









































