Gazeta Esportiva.com
·23 dicembre 2025
Veja três contratações que não vingaram no São Paulo em 2025

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·23 dicembre 2025

O São Paulo se reforçou no mercado nesta temporada e contratou nove jogadores para dar mais fôlego ao elenco. Enquanto alguns nomes se destacaram e terminaram o ano em alta, outras contratações não vingaram e não renderam o esperado. Pensando nisso, a Gazeta Esportiva separou três jogadores contratados em 2025 pelo Tricolor que deixaram a desejar.
Oscar tem o posto de contratação do São Paulo mais frustrante do ano. Anunciado como o grande reforço do clube para 2025, o camisa 8 chegou ao Morumbi com altas expectativas da torcida, carregando no currículo passagens por Chelsea, Seleção Brasileira e anos de protagonismo no futebol chinês. A realidade, porém, foi bem diferente do imaginado por diretoria, torcida e pelo próprio jogador.
O meio-campista sofreu com diversas lesões ao longo da temporada e não conseguiu engatar uma sequência sequer de jogos pelo São Paulo. Ao todo, foram cinco contusões, entre problemas musculares na coxa e na panturrilha, além de fraturas em vértebras da região lombar. Ao todo, o meia entrou em campo apenas 21 vezes, número baixo para um atleta contratado para organizar o setor de criação e ser referência em jogos decisivos. A produção também ficou aquém do esperado: foram apenas dois gols e cinco assistências.
No fim do ano, o cenário médico de Oscar se agravou com o diagnóstico de síncope vasovagal, em novembro, episódio que acendeu um alerta importante sobre sua saúde e passou a influenciar suas decisões em relação ao futuro no futebol. A tendência, agora, é que o jogador anuncie a aposentadoria em breve — um desfecho melancólico para aquela que poderia ter sido a melhor contratação do São Paulo no ano.

(Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)
Emiliano Rigoni retornou ao São Paulo para uma segunda passagem, mas também não conseguiu corresponder e deixou a torcida irritada em certos momentos da temporada. O argentino foi anunciado em setembro deste ano e chegou por empréstimo junto ao León-MEX, com contrato até o fim do ano e possibilidade de renovação automática por metas, que não foram cumpridas.
Rigoni foi uma espécie de contratação ‘emergencial’ do São Paulo diante da crise de lesões graves nos três principais centroavantes do elenco — André Silva, Calleri e Ryan Francisco sofreram contusões no joelho. No entanto, o argentino não foi capaz de repetir o desempenho da primeira passagem e esteve muito aquém do esperado. Não à toa, foi utilizado em apenas 12 partidas.
O atacante, inclusive, corria o risco de encerrar o ano pelo São Paulo sem sequer balançar as redes, mas conseguiu marcar seu único gol no duelo contra o Juventude, pela 35ª rodada do Brasileirão. Rigoni chegou ao Tricolor para esta segunda passagem com a possibilidade de ser o ‘homem-gol’ da equipe, mas falhou na missão: terminou a temporada como reserva mesmo com os desfalques e não deve seguir no clube para 2026.

(Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)
Juan Dinenno, assim como Rigoni, veio para tentar suprir a ausência de um centroavante no São Paulo. O argentino rescindiu com o Cruzeiro e assinou contrato com o Tricolor até o final desta temporada, mas também não conseguiu fazer o que se esperava dele e deixou o clube antes mesmo do fim de seu vínculo. O atacante, assim, entrou para a lista das contratações que não vingaram em 2025.
Dinenno sofreu uma grave lesão no joelho em agosto de 2024. Já recuperado, perdeu espaço no Cruzeiro com as concorrências de Kaio Jorge e Gabigol e buscou novos ares. No São Paulo, contudo, não correspondeu. O atacante teve poucas chances, é verdade — somou apenas oito jogos nesta temporada — , mas não fez por merecer a titularidade nas vezes que entrou em campo.
Já em meados de outubro, o centroavante ainda passou por uma artroscopia no joelho direito, que o tirou de combate pelo restante da temporada. A passagem de Dinenno pelo São Paulo foi tão decepcionante que o jogador deixou o clube antes mesmo do fim do contrato. Com apenas um gol marcado, ele se despediu do Tricolor e já foi até anunciado como reforço do Deportivo Cali, da Colômbia.

(Foto: Rubens Chiri e Paulo Pinto/Saopaulofc.net)
Live









































