Zerozero
·22 gennaio 2026
Vencer o Real Madrid e agarrar na calculadora: as contas do Benfica na <i>Champions</i>

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·22 gennaio 2026

A derrota (2-0) frente à Juventus, esta quarta-feira, coloca o Benfica em situação delicada no que à passagem à próxima fase da Liga dos Campeões diz respeito. Com seis pontos em sete encontros, as águias já não dependem totalmente de si e, por isso, precisam de se agarrar à calculadora.
Ora, o apuramento direto para os oitavos está fora de questão - é matematicamente impossível - e terminar num lugar que conceda o acesso ao play-off revela ser uma missão bastante complicada para a turma orientada por José Mourinho.
Para começar, existe uma condição imperativa: o Benfica tem de ganhar ao Real Madrid. Caso o resultado frente aos merengues seja um empate ou, quiçá, uma derrota, o emblema encarnado está automaticamente eliminado da competição.
Importa, ainda assim, olhar para o copo meio-cheio e assumir que, caso as águias vençam o Real Madrid, existe uma combinação de fatores que permite ao clube presidido por Rui Costa evitar o afastamento da prova milionária nesta fase de liga.
Para começar, importa lembrar que o Benfica encontra-se, atualmente, no 29.º posto - a cinco lugares do tão desejado 24.º lugar, o último que permite a sobrevivência dos encarnados na prova. Além disso, as águias estão em igualdade pontual com cinco equipas, sendo a formação portuguesa a segunda melhor na relação entre golos marcados e sofridos.
Assim sendo, e assumindo sempre que a receção ao Real Madrid termina com uma vitória portuguesa, Mourinho e os seus pupilos precisam que pelo menos cinco dos seguintes cenários aconteçam.
Importa, também, considerar outro cenário. Caso o Pafos FC, que está em igualdade pontual com o Benfica e com uma diferença de golos de -6 [n.d.r: a do Benfica é de -4] vença o Slavia Praha por uma diferença igual ou superior a dois golos, em relação ao resultado entre águias e Real Madrid, os lusos precisam, assim, que aconteçam pelo menos seis cenários dos que foram mencionados anteriormente.
Além disso, o Union St. Gilloise encontra-se, também, em igualdade pontual com o Benfica, mas detém uma diferença de golos de -10, pelo que os belgas precisariam de rubricar uma expressiva goleada para sonhar com o apuramento.
Antes de agarrar na calculadora, o Benfica precisa de passar o primeiro obstáculo com distinção: fazer da Luz fortaleza para vencer o milionário Real Madrid.







































