Zerozero
·19 settembre 2025
Ver a concorrência pelo canto do olho

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·19 settembre 2025
Exibição a roçar a perfeição do FC Porto em Vila do Conde! No Estádio dos Arcos, os azuis e brancos impuseram a sua superioridade frente ao Rio Ave, acabando por vencer com tranquilidade (0-3), num duelo a contar para a sexta jornada da Liga Portugal Betclic. A entrada fulgurante dos visitantes deixou os vilacondenses apáticos, com a eficácia nos cantos a abrir a porta dos três pontos.
Com uma pressão fulgurante e uma objetividade palpável - o modus operandi da máquina operada por Francesco Farioli -, a turma da Invicta abriu a contagem logo aos 4'. Na sequência de um canto cobrado por Gabri Veiga, Pablo Rosário ganhou nas alturas e cabeceou para o fundo das redes, em posição privilegiada. O versátil jogador anotou o seu primeiro golo com o dragão ao peito, na sua terceira aparição pelo clube.
Não foi preciso esperar muito tempo para os adeptos forasteiros voltarem a festejar, novamente através... de um canto. Gabri Veiga voltou a anotar o seu nome na lista dos assistentes, através de um cruzamento milimétrico para Samu. O possante ponta de lança, de cabeça, não desperdiçou a oportunidade no segundo poste.
A turma comandada por Sotiris Sylaidopoulos mostrava muitas dificuldades em contrariar a avalanche ofensiva do adversário, não conseguindo sair a jogar com clarividência. Quando o fazia, não mostrava a criatividade necessária para assustar Diogo Costa, que teve uma noite bastante tranquila.
No segundo tempo, o FC Porto continuou em alta voltagem e, como tal, acabou por fazer o terceiro tento com alguma naturalidade. Cansado de servir os colegas, o inspirado Gabri decidiu fazer o gosto ao pé, aos 53'. Pepê picou a bola por cima da defesa, deixando o companheiro de 23 anos em posição vantajosa. Depois de receber a redonda com o peito, o meio-campista finalizou colocado, em direção ao canto superior direito da baliza á guarda de Miszta.
Com este triunfo, o FC Porto passa a somar 18 pontos, liderando o campeonato nacional. Já o Rio Ave ainda não sabe o que é vencer na competição, ocupando, assim, o 16.º posto - posição abaixo da linha de água.
Gabri Veiga (FC Porto): o camisola '10' foi o elemento em maior destaque durante todo o encontro. O médio espanhol, com dois cruzamentos a régua e esquadro, foi decisivo na vantagem precoce dos dragões. Ainda foi a tempo de sentenciar a partida com uma belíssima finalização. A melhor fase do atleta de 23 anos na Invicta chegou!
Pablo Rosario (FC Porto): o neerlandês estreou-se a marcar com a camisola azul e branca, galvanizando as tropas para uma vitória convincente. Como lateral direito, o ex-Nice não tem comprometido. Um excelente indício para Farioli, que vê na sua versatilidade uma arma feroz.
Victor Froholdt (FC Porto): é impressionante a dimensão física que Frodholdt imprime no esquema de Farioli. A sua capacidade de pressão permite que os dragões recuperem a bola em zonas muito vantajosas. Aparece em todo o lado, sem receio, auxiliando tanto no setor defensivo como na construção. Já não restam dúvidas: que grande contratação do FC Porto!
Exibição tranquila para a equipa de arbitragem comandada por Anzhony Rodrigues. O árbitro de 37 anos mostrou um critério regular, distribuindo o cartão amarelo em lances adequados, pautados por faltas flagrantes. Nota positiva.
Onze do Rio Ave:
Cezary Miszta, Marious Vrousai, Jakub Brabec, Andreas Ntoi, Nelson Abbey, Nikos Athanasiou, Georgios Liavas, Brandon Aguilera, Dario Spikic, Clayton Silva, André Luiz
Onze do FC Porto:
Diogo Costa, Jan Bednarek, Jakub Kiwior, Francisco Moura, Pablo Rosario, Alan Varela, Gabri Veiga, Victor Froholdt, Pepê, Samu, Borja Sainz
1':
Rola a bola em Vila do Conde!
4':
GOLO FC Porto! Pablo Rosario marca
Pablo Rosario marca o seu 1º golo na prova (3 jogos) Pablo Rosario marcou o seu 1º golo na equipa (3 jogos)
Na sequência de um canto cobrado por Gabri Veiga, Pablo Rosário ganhou nas alturas e cabeceou para o fundo das redes, em posição privilegiada.
5':
Pablo Rosário estreia-se a marcar pelos dragões, na sua terceira aparição pela turma da Invicta.
6':
FC Porto: Samu
aparece nas costas da defesa e é servido, de forma milimétrica, por Pepê. O remate cruzado do espanhol passa ao lado da baliza contrária.
13':
GOLO FC Porto! Samu marca
Samu marca o seu 4º golo na prova (5 jogos)
Novo canto, novo golo! Gabri Veiga desfere um cruzamento milimétrico para Samu, que, de cabeça, não desperdiçou a oportunidade no segundo poste
19':
Que entrada fulgurante dos azuis e brancos! Os comandados de Farioli entraram na partida com vontade de resolver cedo. A verdade é que esta grande intensidade gerou rapidamente uma vantagem confortável. Os visitantes estão a controlar o encontro a seu belo prazer, enquanto a equipa da casa não consegue sair da zona mais recuada
34':
Vilacondenses começam a mostrar os primeiros vislumbres qualitativas, mas sem ameaçar a baliza de Diogo Costa. FC Porto continua tranquilo no jogo, fruto de uma entrada na partida a roçar a perfeição.
42':
Rio Ave: Brandon Aguilera
dispara um míssil, de primeira. A bola esbarra em Kiwior e sai, caprichosamente, pela linha final. A primeira grande oportunidade da turma de Vila do Conde.
46':
Primeiro tempo de sentido único. Os dragões entraram com um grande fulgor ofensivo e, na sequência de dois cantos, desbloquearam o resultado. A pressão sufocante dos dragões tem gerado muitos problemas a um Rio Ave, verdadeiramente desinspirado no último terço - das poucas vezes em que chegou a uma zona mais adiantada. Veremos se a turma da casa conseguirá mostrar maiores argumentos após o descanso.
52':
GOLO FC Porto! Gabri Veiga marca
Gabri Veiga marca o seu 1º golo na prova (5 jogos) Gabri Veiga marcou o seu 1º golo na equipa (8 jogos)
Pepê pica a bola por cima da defesa e Gabri Veiga, depois de ajeitar a redonda com o peito, desfere uma finalização precisa, em direção ao canto superior da baliza
56':
FC Porto: Samu
aparece de rompante ao primeiro poste e obriga Miszta a uma grande mancha
56':
Borja Sainz (FC Porto) remata ao poste, na sequência do lance!!!
62':
FC Porto: Rodrigo Mora
, depois de um movimento da esquerda para o meio, remata colocado. Porém, a finalização passa a beijar o poste esquerdo. Belo rasgo individual do jovem criativo!
75':
Entrada bastante forte do FC Porto - mais uma vez - na segunda metade e a conseguir dilatar a vantagem através de um belo lance de entendimento entre Pepê e Gabri Veiga. Sotiris mexeu algumas peças no lado rioavista, mas o efeito não foi o esperado. Os dragões têm conseguido guardar o esférico e continuam a provocar vários calafrios junto da baliza de Miszta. André Luiz e Clayton bem têm tentado remar contra a maré, mas sem sucesso.
76':
FC Porto: Zaidu Sanusi
teve nos pés o quarto golo do FC Porto. Borja Sainz arrancou pela esquerda, serviu Pepê no centro da grande área adversária e o brasileiro, de primeira, colocou no lateral nigeriano. O remate de Zaidu saiu ao lado do poste direitos da baliza defendida por Miszta.
81':
FC Porto: Borja Sainz
fica muito perto de dilatar a vantagem do FC Porto! Rodrigo Mora isolou o extremo espanhol com um passe formidável, mas Miszta agigantou-se perante o número 17.
89':
FC Porto: Ángel Alarcón
, bem ao seu estilo, puxou da direita para dentro e rematou forte em direção à baliza de Miszta. O esférico passou pouco ao lado do poste esquerdo da baliza do Rio Ave.
90 +4':
O árbitro apita para o final da partida.
Fim de Jogo:
Seis em seis. Vitória justíssima do FC Porto e liderança agarrada com unhas e dentes pela turma orientada por Francesco Farioli. Entrada forte dos dragões em ambas as partes valeu uma vitória confortável por 0-3 e praticamente sem calafrios para a baliza de Diogo Costa que foi, acima de tudo, um espetador atento. Do lado rioavista, as mexidas de Sotiris não surtiram qualquer efeito e, apesar do esforço de André Luiz e Clayton - os inconformados - o Rio Ave nunca pareceu capaz de sonhar com outro resultado.
Melhor em campo:
Gabri Veiga (FCP) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. O médio portista assistiu para os dois primeiros golos do FC Porto e ainda fez o terceiro. Encheu o meio-campo com e sem bola. Jogaço!