Glorioso 1904
·19 settembre 2025
Vítor Almeida Gonçalves comenta chegada de Mourinho ao Benfica: "Foi claramente pressionado"

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·19 settembre 2025
José Mourinho foi oficializado como novo treinador do Benfica no passado dia 18 de setembro. Em clima de eleições no Clube, Vítor Almeida Gonçalves considerou o despedimento de Bruno Lage e consequente contratação de Mourinho para o comando técnico do Benfica como sendo uma decisão eleitoral, opinião essa partilhada por Pedro Sousa.
"Se o Benfica não fosse a eleições daqui a um mês, eu tenho a convicção de que Rui Costa não teria despedido Bruno Lage, não tão depressa quanto o fez. Talvez o viesse a fazer, mas foi claramente pressionado pelo momento eleitoral", começou por dizer Vítor Almeida Gonçalves no programa 'Record na Hora'.
De seguida, o jornalista desportivo admitiu ter previsto tal decisão tendo em conta o trunfo eleitoral usado por João Noronha Lopes, candidato à presidência do Benfica: "Confirmou-se o que tínhamos antecipado. A partir do momento em que Noronha Lopes mete Bernardo Silva na sua campanha eleitoral, os outros candidatos tinham que fazer alguma coisa e a troca de treinador no banco do Benfica tem muito a ver com isso".
Quando foi questionado sobre se Mourinho estava nos planos de Rui Costa antes do desaire com o Qarabag, Vítor Almeida Gonçalves confirmou a hipótese: "Possivelmente estava. Eu acho que Rui Costa sentiu a necessidade de fazer alguma coisa porque apesar de ele ter vindo dizer que não estava a pensar em salvar cargo nenhum, parece-me evidente que está. Recordo que Rui Costa lançou oficialmente a sua campanha 20 minutos antes de apresentar José Mourinho no Seixal".
Por fim, Pedro Sousa juntou-se à conversa, concordando que o pretexto sob o qual Rui Costa despede Bruno Lage é meramente eleitoral: "Não faltaram oportunidades para Rui Costa. Desde logo o episódio da garagem, depois nos Estados Unidos, pela forma como lidou com Kokçu. E ainda perdeu o Campeonato e a Taça de Portugal. Era Bruno Lage quem ia à frente de Rui Borges quando o Rui Borges pegou no Sporting. Ele (Rui Costa) não teve falta de oportunidades para dizer ‘chega, já não vale mais a pena’".
Live
Live