Esporte News Mundo
·28 gennaio 2026
West Ham confirma ida de Paquetá ao Flamengo e revela motivos de saída

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·28 gennaio 2026

O meio-campista Lucas Paquetá se despediu do West Ham na tarde desta quarta-feira (28), após fechar um acordo para retornar ao Flamengo. Em vídeo publicado em seu Instagram, o jogador afirmou que precisava “voltar para casa” para reencontrar sua paz e cuidar da saúde mental.
“Olá, Hammers!. Bom, começo agradecendo a todos do clube, staff, funcionários e jogadores por esses anos que aqui vivi. Momentos únicos, marcantes, da minha vida até aqui. Dias felizes e outros nem tanto, mas sempre tentei ser a minha melhor versão. E todos nós sabemos porque isso não foi mais possível”, iniciou o jogador.
Na sequência, Paquetá destacou que recusou propostas para seguir no futebol europeu, inclusive de clubes rivais, e reforçou que sua decisão não foi motivada por questões esportivas.
“Algumas marcas eu levarei para o resto da minha vida, e uma delas me fez entender que eu não posso mais seguir lutando contra algo que não é mais para mim. Recusei sim, ir para times rivais e continuar na Europa. Eu nunca pedi para ir embora.”
O camisa 10 dos Hammers explicou que o pedido de saída teve como principal motivação questões pessoais e familiares, além do impacto em sua saúde mental.
“Eu pedi sim, para voltar para minha casa e espero que um dia vocês entendam que nada é mais confortante do que poder voltar para casa. Eu preciso disso. Para o bem da minha saúde mental, da minha esposa, dos meus filhos. Preciso apenas encontrar a felicidade de jogar futebol. Reencontrar a minha paz.”
Paquetá também ressaltou que o desgaste emocional vivido nos últimos anos foi determinante para a decisão, mas negou que o momento esportivo do clube tenha influenciado sua saída.
“Entendi que aqui ainda precisaria lutar guerras que não são mais pra mim. Nunca foi pelo momento atual do clube. Quando cheguei aqui, lutávamos pela mesma situação. E no fim, terminamos conquistando um título que ficará pra sempre na história.”
O jogador ainda reconheceu que parte da torcida pode não guardar boas lembranças de sua passagem, mas destacou sua contribuição histórica pelo clube.
“Eu sei que alguns de vocês não lembrarão de mim assim. E peço desculpas. Mas aquele pássaro Bowen saiu dos pés de um cara que sempre foi fiel ao seu sonho. E ninguém nunca apagará isso. Estou voltando pra casa, mas seguirei torcendo por vocês. Obrigado por tudo, West Ham!”
Em nota oficial, o West Ham informou que autorizou Paquetá a viajar ao Brasil para realizar exames médicos e discutir os termos finais de sua transferência ao Flamengo, após o clube carioca chegar a um acordo com os ingleses.
Segundo o comunicado, o jogador manifestou o desejo de retornar ao clube que o revelou por razões pessoais, após ter sido inocentado, em julho de 2025, da acusação de envolvimento em apostas esportivas feita pela Federação Inglesa (FA). O processo durou dois anos e, de acordo com o clube, causou grande desgaste mental ao atleta.
Apesar das tentativas da diretoria para mantê-lo, Paquetá se mostrou decidido quanto à decisão de voltar ao Brasil.
Contratado pelo West Ham em agosto de 2022, o meio-campista disputou 139 partidas, marcou 23 gols e distribuiu 15 assistências, além de conquistar a Conference League na temporada 2022/23.
De acordo com informações do ge, o Flamengo desembolsou 42 milhões de euros (cerca de R$ 260 milhões na cotação atual) para contratar Paquetá. Aos 28 anos, o jogador chega ao Rubro-Negro como a maior contratação da história do futebol brasileiro em valores.

Paquetá pelo Flamengo (Foto: Buda Mendes/Getty Images)
CONFIRA A NOTA DO WEST HAM NA ÍNTEGRA:
O West Ham United pode confirmar que Lucas Paquetá recebeu autorização para realizar exames médicos e discutir termos pessoais com o clube brasileiro Flamengo, após um acordo ter sido fechado para sua transferência em definitivo.
Lucas deixou claro que, por razões pessoais e familiares, deseja retornar ao Brasil e recomeçar, após ter sido inocentado, em julho de 2025, das acusações de má conduta da FA, que levaram dois anos para serem resolvidas — uma situação que lhe causou grande desgaste mental.
Apesar de o Clube ter feito tudo o que estava ao seu alcance para convencer Lucas a permanecer, ele se manteve irredutível em seu desejo de sair. Diante disso, o treinador e o Clube concordaram, com relutância, em aceitar o pedido de transferência do jogador.
O West Ham United gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer à sua diretoria, jogadores, funcionários e torcedores leais pelo apoio constante e dedicado demonstrado a Lucas durante sua passagem pelo Clube e, em especial, ao longo dos últimos dois anos e meio.
Live








































