ecbahia.com
·12 novembre 2025
Willian José aproveita saída de Lucho para se tornar “homem-gol” do Bahia

In partnership with
Yahoo sportsecbahia.com
·12 novembre 2025

A saída de Lucho Rodríguez do elenco do Bahia em setembro reduziu o número de opções no setor ofensivo tricolor, mas abriu espaço para quem permaneceu no clube ganhar mais destaque. O principal exemplo é Willian José, que ganhou mais minutos em campo e se tornou o “homem-gol” do Esquadrão no segundo turno da Série A.
Maior goleador do Bahia em 2025, com 19 gols no total, Willian José já aparece também entre os principais artilheiros do Brasileirão, com dez gols marcados em sua temporada de retorno à maior liga de clubes das Américas.
Em seu início de trajetória pelo Tricolor, o camisa 12 inicialmente disputava espaço com nomes como Everaldo – que saiu ainda no primeiro trimestre –, e principalmente com Lucho Rodríguez, revezando minutos em campo mesmo durante a longa má fase de 24 jogos sem marcar que o uruguaio viveu neste ano.
Mas, sem o uruguaio no elenco, são sete gols marcados pelo centroavante nas últimas 12 partidas da temporada.
Durante seus primeiros seis meses de clube, Willian José conviveu com altos e baixos, chegando a passar 12 jogos consecutivos sem marcar um gol sequer, entre fevereiro e abril, e recebendo críticas pelo número baixo de bolas nas redes.
Já entre o restante do mês de abril até a pausa no calendário, em junho, o centroavante fez somente quatro gols, em dois jogos. Ou seja, novamente passou por vários jogos sem balançar as redes.
Para o atacante, foi um momento de readaptação ao futebol brasileiro e busca por confiança para voltar a balançar as redes com frequência.

Willian José viveu momentos de irregularidade em sua chegada ao clube (Foto: ogol.com)
Entre setembro e até este momento, em novembro, Willian José passou a viver a sua melhor fase com a camisa do Esquadrão.
Nos últimos dois meses, foram sete gols marcados e duas assistências em 12 jogos. Ou seja, uma média de 0,75 participação em gol por jogo.
Já levando em conta a reta final da Série A, ele marcou seis gols nas últimas sete rodadas, com uma assistência nesse período.
Das últimas sete partidas, dentro ou fora de casa, o camisa 12 do Esquadrão só não participou diretamente de algum gol em duas ocasiões.
Com mais minutos em campo, inclusive atuações por 90 minutos em campo em quatro dos últimos cinco jogos, o que não era comum quando dividia espaço com Lucho, o atacante de 33 anos:
Os últimos jogos do atacante:

Willian José fez sete gols e duas assistências nos últimos 12 jogos (Foto: ogol.com)
O atacante teve participação direta nos últimos cinco jogos em que o Bahia pontuou no Brasileirão. Quando não balançou as redes, o Esquadrão perdeu a maioria dos jogos recentes (por exemplo contra Atlético-MG, São Paulo e Botafogo).
Nesse período, ele fez gol em três jogos seguidos, que é a sua maior sequência de partidas com gol desde a chegada ao Esquadrão.
O desempenho o fez quebrar a própria marca de participações em gol na mesma temporada: São 19 gols e 6 assistências em 2025.
A um gol de atingir a sua melhor marca em uma mesma temporada, Willian José é a peça-chave para o Bahia buscar vaga no G-5 nos últimos jogos do Brasileirão.









































