1 pé fora do São Paulo e descartado no Internacional: Arboleda se complica | OneFootball

1 pé fora do São Paulo e descartado no Internacional: Arboleda se complica | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Blog do São Paulo

Blog do São Paulo

·08 de abril de 2026

1 pé fora do São Paulo e descartado no Internacional: Arboleda se complica

Imagem do artigo:1 pé fora do São Paulo e descartado no Internacional: Arboleda se complica

Zagueiro do São Paulo não se reapresentou no clube que agiliza rescisão e Internacional que tinha interesse nele, agora já descarta o jogador pelo extracampo

Imagem do artigo:1 pé fora do São Paulo e descartado no Internacional: Arboleda se complica

Vídeos OneFootball


O São Paulo iniciou o processo contra o zagueiro Arboleda após mais de 24 horas sem qualquer retorno do jogador a uma notificação oficial. Diante do silêncio, o clube passou a contar um novo prazo e pode avançar para a rescisão unilateral do contrato caso o defensor não se reapresente dentro de dez dias.

A primeira notificação, enviada na segunda-feira (6), exigia que o atleta retornasse ou apresentasse justificativa em até um dia. Sem resposta, o São Paulo reforçou a comunicação pelos mesmos canais, agora estabelecendo um prazo maior. A estratégia segue orientação jurídica. Afinal, uma rescisão imediata poderia ser considerada precipitada e fragilizar a posição do clube em eventual disputa judicial.

Internamente, o Tricolor entende que precisa reunir provas consistentes de descumprimento contratual. Por isso, todas as tentativas de contato têm sido formalizadas. A diretoria considera o caso grave, principalmente pelo fato de o jogador não responder às comunicações oficiais desde o sábado (4), quando deixou de se apresentar para a partida contra o Cruzeiro.

Sem a reapresentação de Arboleda, o São Paulo pretende acionar a cláusula de rompimento unilateral. Caso a Justiça dê ganho de causa ao clube, o zagueiro terá que arcar com a multa prevista em contrato.

O diretor de futebol Rui Costa classificou a situação de forma direta. Para ele, a ausência do defensor é “injustificável”, sobretudo pela falta de qualquer posicionamento até o momento.

A postura do clube nesta ocasião vai ao contrário de episódios anteriores. Em outras situações, Arboleda havia se atrasado ou perdido atividades, mas manteve contato com a diretoria. Desta vez, além de não comparecer, ignorou uma convocação para jogo, o que elevou o tom da resposta interna.

O histórico recente também pesa contra o atleta. Apenas em 2026, foram quatro ocorrências de atraso. Na pré-temporada, apresentou-se dois dias depois do previsto. Durante o carnaval, ele acabou sendo liberado de uma partida e viajou ao Equador, retornando posteriormente com justificativa de problemas pessoais, o que o tirou de outros compromissos.

Houve ainda um atraso não detalhado após período de folga, quando o jogador demorou a se reapresentar. Na ocasião, perdeu espaço na equipe titular, já que o técnico Roger Machado optou por outra formação.

O episódio mais recente, no entanto, está sendo tratado como o mais grave. Convocado para enfrentar o Cruzeiro, o defensor não apareceu e não deu qualquer explicação, o que levou o clube a endurecer sua posição.

Contratado em 2017, Arboleda é o atleta mais longevo do elenco são-paulino. Em 2024, renovou seu vínculo até o fim de 2027. Agora, porém, o futuro do zagueiro no clube é incerto e depende de um posicionamento imediato nos próximos dias.

Imagem do artigo:1 pé fora do São Paulo e descartado no Internacional: Arboleda se complica

INTERNACIONAL

” Inter não quer se meter na situação do Arboleda. E aqui está o motivo. O problema do Arboleda não é dentro de campo. É fora. Um histórico pesado de questões financeiras, dívidas, dificuldade de gestão do próprio dinheiro. Mesmo com salário alto, luvas milionárias e ajuda do clube para organizar a situação, os problemas continuam aparecendo.

E aí entra aquela decisão que é muito mais de gestão do que de futebol: o Inter simplesmente não quer esse tipo de risco. Pode ser bom jogador, mas o pacote não fecha.” Informação de JBFilho repórter e setorista de Internacional e Grêmio

Saiba mais sobre o veículo