Alemanha FC
·18 de janeiro de 2026
2.Bundesliga retorna com disputas intensas pelo acesso à 1ª divisão e contra o rebaixamento

In partnership with
Yahoo sportsAlemanha FC
·18 de janeiro de 2026

Por Guilherme Costa
O ano de 2026 demorou um pouco mais que duas semanas para as equipes e torcedores da 2.Bundesliga, a segunda divisão do campeonato alemão!
Ao contrário da Bundesliga, que tem sofrido com o inverno alemão e sendo obrigado a adiar algumas partidas — três datas foram canceladas, com duas partidas já tendo as novas datas confirmadas (St. Pauli x RB Leipzig e Werder Bremen x Hoffenheim) — por causa da rigorosa neve que atinge o país, todos os jogos da 2.Bundesliga ocorreram normalmente entre os dias 16 e 18 de janeiro.
Com mais dezesseis rodadas pela frente, não é muito lúcido sentenciar o futuro dos clubes que disputam o campeonato. Contudo, o desenho dos times que brigarão nas duas pontas do campeonato já está ganhando um certo formato.
O Schalke 04 segue tranquilo no topo da tabela e com a tal "sorte de campeão", já que o empate dos Azuis Reais ante o Hertha Berlin não teve impacto tão grande devido ao tropeço dos seus concorrentes: o Elversberg, que perdeu para o Nuremberg por 3 a 2, o Paderborn perdeu por 2 a 0 ante o Holstein Kiel e o Darmstadt empatou em 3 a 3 com o Bochum.
Se a primeira posição está a salvo, a vaga para os playoffs de acesso à Bundesliga ganhou outro "desafiante". Neste domingo o Kaiserslautern venceu o Hannover de virada, e diminuiu a distância para o Darmstadt — atual terceiro colocado — para 4 pontos. Hannover e Hertha Berlin, ambos com 29 pontos, não estão longe, mas poderiam estar mais próximos das primeiras posições.
Essa parte da tabela é interessante, porque conta com equipes que têm histórias diferentes e resultados semelhantes. O Nuremberg, por exemplo, conseguiu a sua sétima vitória e se distanciou ainda mais da zona de rebaixamento — algo que incomodou o segundo maior campeão alemão nas primeiras rodadas da temporada; enquanto o Karlsruher, que venceu o Preussen Munster por 2 a 0, se recuperou de uma sequência de seis jogos sem vitórias que o afastou das primeiras posições.
Entre esses dois times, Holstein Kiel e Bochum — as duas equipes que vieram da Bundesliga — vem mostrando o quão difícil é a 2. Bundesliga para os times rebaixados. Com campanhas com mais derrotas do que vitórias, os dois times ao menos se recuperaram nas últimas rodadas e já conseguem respirar um pouco mais aliviados na tabela!
Se na ponta de cima da tabela pouco foi alterada na décima oitava rodada, a parte de baixo foi movimentadíssima — muito pelo fato de terem acontecido confrontos diretos!
Na sexta-feira, aliás, as duas partidas que abriram a rodada da segunda divisão envolveram equipes que lutam contra a "zona da confusão". Magdeburg, que venceu com autoridade o Eintracht Braunschweig fora de casa, e Fortuna Dusseldorf saíram com três pontos importantíssimos na luta contra a queda para a terceira divisão alemã, que ganhou um novo "concorrente"; o Arminia Bielefeld, outrora cotado como a possível sensação da temporada (por causa do desempenho da Copa da Alemanha de 24/25), entrou numa queda tão grande, que parou na décima sexta posição do campeonato.
Ontem, sábado, enquanto o Preussen Munster perdia em casa para o Karlsruher, o Dynamo Dresden recebia o Greuther Furth, em outro confronto direto da rodada. Melhor para os donos da casa, que conseguiram uma grande vitória diante da sua pulsante torcida e pulou para a décima sétima posição da tabela; com a derrota, os Trevos assumiram a lanterna do campeonato.
Como eu disse acima, ainda é cedo para sentenciar a vida de qualquer time da 2. Bundesliga. Mas o primeiro passo da segunda parte da temporada 25/26 foi dado, e todos os jogos já começam a ter um caráter decisivo para o futuro dos dezoito times da segunda divisão alemã!









































