35 anos depois, Aílton revive gol decisivo que embalou Flamengo rumo ao 1º título da Copa do Brasil | OneFootball

35 anos depois, Aílton revive gol decisivo que embalou Flamengo rumo ao 1º título da Copa do Brasil | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·09 de setembro de 2025

35 anos depois, Aílton revive gol decisivo que embalou Flamengo rumo ao 1º título da Copa do Brasil

Imagem do artigo:35 anos depois, Aílton revive gol decisivo que embalou Flamengo rumo ao 1º título da Copa do Brasil

O Flamengo completa em 2025 os 35 anos da sua primeira Copa do Brasil, conquistada em 1990. Entre os protagonistas daquela campanha está Aílton Ferraz, autor do gol "salvador" contra o Bahia nas quartas de final. O lance em Juiz de Fora abriu o caminho rubro-negro até a conquista do título inédito, e o ex-meia conversou com o MundoBola Flamengo sobre o lance.

O ex-jogador e hoje técnico concedeu entrevista nesta segunda-feira (8), durante o lançamento do Univassouras Artsul FC. No evento, ele falou sobre a emoção daquele momento decisivo, que mudou sua trajetória dentro da equipe. Aílton lembra que foi comunicado que seria reserva pouco antes do início da partida, história que deixa o gol ainda mais especial.


Vídeos OneFootball


"Foi um jogo em Juiz de Fora, aonde eu fui barrado praticamente antes da palestra, antes do jogo. Jair Pereira me chamou falando que eu não ia começar o jogo. Lógico que fico chateado, mas sou profissional e mantive a tranquilidade", disse, antes de completar:

"Entrei no segundo tempo, estava 0 a 0 e fiz o gol de cabeça que nos levou para a semifinal contra o Náutico. Representa demais. Todo gol importante é representativo, imagina um gol com a camisa do Flamengo e colocando o clube em uma posição excelente."

O gol de Aílton ocorreu aos 36 minutos do segundo tempo, confirmando a vitória rubro-negra sobre o Bahia. A classificação já seria marcante pelo contexto da partida, mas se tornou ainda maior. A partir dali, a equipe embalou rumo à conquista inédita.

"Para mim o que mais marcou é que logo depois eu voltei para o time (risos). Voltei depois de fazer um gol importante e a gente conseguiu um título importantíssimo para o Flamengo. Tivemos muitas dificuldades no caminho."; veja o lance:

Aílton relembra dificuldades para do Flamengo conquistar a Copa do Brasil

O Flamengo realmente precisou superar adversidades naquela edição da Copa do Brasil. Em algumas partidas, mandou seus jogos em Juiz de Fora, longe do apoio maciço do Maracanã. Mesmo assim, a equipe se fortaleceu, eliminou adversários tradicionais e levantou o troféu no Serra Dourada.

"Ter que jogar em Juiz de Fora, não que seja uma cidade ruim, mas ter que sair do Rio para jogar em Juiz de Fora. Você perde um pouco a sua casa. Mas a gente conseguiu dar conta do recado e mais um título importantíssimo para o Flamengo."

A fala de Aílton recupera um capítulo essencial da memória rubro-negra. Seu gol contra o Bahia ajudou a escrever a primeira história de sucesso do clube na Copa do Brasil. Um título que abriu caminho para a tradição rubro-negra no torneio, hoje dono de cinco conquistas.

Saiba mais sobre o veículo