🤩 440 dias de espera! Meia italiano volta a atuar após problema cardíaco | OneFootball

🤩 440 dias de espera! Meia italiano volta a atuar após problema cardíaco | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: OneFootball

OneFootball

·14 de fevereiro de 2026

🤩 440 dias de espera! Meia italiano volta a atuar após problema cardíaco

Imagem do artigo:🤩 440 dias de espera! Meia italiano volta a atuar após problema cardíaco

Foram 440 dias de espera, incertezas e recuperação. Neste sábado (14), Edoardo Bove voltou a fazer o que mais ama: jogar futebol.

O meia italiano de 23 anos fez sua estreia pelo Watford no duelo contra o Preston North End, pela 32ª rodada da Championship.


Vídeos OneFootball


Ele foi acionado na reta final (86') do jogo que terminou empatado em 2 x 2.

Teve celebração especial com os familiares presentes no Deepdale, a casa do Preston.


Relembre o caso

O retorno de Bove tem peso simbólico. Em dezembro de 2024, quando ainda atuava pela Fiorentina, ele sofreu uma parada cardíaca em campo durante uma partida da Serie A italiana. 

O jogo foi imediatamente interrompido, ele precisou ser reanimado ainda no gramado e, depois, foi levado ao hospital. O episódio chocou o futebol italiano e levantou dúvidas sobre a continuidade de sua carreira.

Após exames detalhados, Bove passou por um procedimento para implantar um desfibrilador cardíaco subcutâneo (ICD), aparelho que monitora e corrige possíveis arritmias graves. Foi justamente esse dispositivo que impediu seu retorno aos gramados na Itália.

Pelas rígidas normas médicas da Federação Italiana, atletas que utilizam desfibrilador implantável não recebem liberação para atuar em competições profissionais no país. A legislação esportiva italiana é uma das mais restritivas da Europa nesse aspecto, priorizando o risco zero em casos de problemas cardíacos.

Na Inglaterra, porém, o protocolo é diferente. Após avaliações clínicas e autorização médica, Bove conseguiu ser registrado pelo Watford e, enfim, voltar a competir oficialmente.

Eriksen, então atleta da Inter de Milão, enfrentou a mesma questão após sofrer um mal súbito durante a Euro 2020 e precisar usar um cardiodesfibrilador interno (CDI). Ele deixou a Inter de Milão, assinou Brentford e ainda passou pelo United antes de chegar ao Wolfsburg, o seu clube atual.


Watford busca os playoffs

A fase não é boa, mas o time de Bove ainda alimenta a esperança de ir aos playoffs da Championship.

É o atual 12º colocado, com 45 pontos. Três a menos do que Derby, o atual sexto.

Middlesbrough (61) e Conventry (59) vão garantindo as vagas diretas à Premier League 2026/2027. 

Confira a classificação atualizada aqui.

Saiba mais sobre o veículo