MundoBola Flamengo
·17 de setembro de 2025
5 bandeirões mais icônicos da Nação Rubro-Negra

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·17 de setembro de 2025
A festa rubro-negra vai além do futebol. Veja cinco bandeirões que marcaram época no Maracanã e pelo mundo.
Mosaicos históricos da Nação Rubro-Negra e homenagens a Zico e Gabigol marcaram as manifestações das torcidas organizadas do Flamengo.
A torcida do Flamengo tem um bandeirão que homenageia o craque Zico desde a época do antigo Maracanã. A bandeira é predominantemente vermelha, com detalhes em preto que remetem ao ídolo.
Na final do Carioca de 2024, a organizada 'Nação 12' fez uma bandeira especial em homenagem a Gabigol. Na época, o atacante, ídolo da torcida do Flamengo, estava afastado devido a um caso de antidoping no Ninho do Urubu. O Mengão acabou se sagrando campeão ao vencer o Nova Iguaçu.
No jogo de volta da semifinal da Libertadores de 2019, o Flamengo goleou o Grêmio por 5 a 0 no Maracanã. Antes da bola rolar, a torcida rubro-negra emocionou com um mosaico escrito: 'Até o fim'.
No dia 22 de novembro de 2009, o Flamengo recebeu o Goiás, no Maracanã, podendo vencer a equipe goiana para assumir a liderança do Brasileirão. Entretanto, o Rubro-Negro acabou empatando em 0 a 0, deixando o São Paulo na ponta. No pré-jogo, entretanto, um mosaico gigante entrou para a história: "A maior torcida do mundo faz a diferença".
No jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil de 2023, a torcida do Flamengo fez um mosaico 3D antes da vitória por 2 a 1 sobre o Athletico-PR. Na ocasião, o Urubu, mascote do clube, segurava importantes títulos do Mais Querido, como a Libertadores, Mundial, Brasileirão e a própria Copa do Brasil.