MundoBola
·02 de janeiro de 2026
5 volantes em fim de contrato para o Flamengo ficar de olho em 2026

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·02 de janeiro de 2026

Após um 2025 histórico, o Flamengo se movimenta no mercado da bola para reforçar a equipe de Filipe Luís em 2026. Um dos setores que o Rubro-Negro pode buscar fortalecer é o meio-campo, e alguns volantes em fim de contrato podem se tornar opções para o Mais Querido.
Mas por que o Mengão buscaria um novo volante, já que Pulgar é peça crucial no elenco e o clube aposta na evolução de Evertton Araújo? A busca por um novo atleta se daria por diversos motivos, entre eles:
Dessa forma, o MundoBola Flamengo traz cinco volantes para o Mengão ficar de olho em 2026. Vale destacar que todos têm contrato se encerrando com seus clubes, seja no meio ou no fim do ano.
Aos 28 anos, Ruben Neves é um dos destaques do Al-Hilal, da Arábia Saudita, e presença recorrente na Seleção Portuguesa. O volante tem contrato com a equipe de Riad até 30 de junho de 2026 e já pode assinar um pré-contrato com qualquer time do mundo.
Segundo o jornalista Fabrizio Romano, o atleta recebeu diversas ofertas de renovação, mas ainda não sinalizou interesse em estender o vínculo. Diante desse cenário, clubes europeus já monitoram o português nesta janela de transferências.
Uma transferência para o Flamengo seria complicada, já que Ruben Neves tem um dos maiores salários do Al-Hilal, tem mercado na Europa e possui apenas 28 anos - faixa etária valorizada pelas principais equipes do Velho Continente.
No entanto, o Mengão é a principal força econômica da América do Sul e poderia realizar um movimento ousado por um atleta desse calibre. Além disso, atuar no Rubro-Negro aumentaria as chances do português disputar e conquistar grandes títulos, como o Brasileirão, a Libertadores e o Mundial.
Entre os cinco volantes desta lista, Ruben Neves seria a contratação mais difícil de ser realizada pelo Flamengo.
Revelado pelo PSG, o francês Boubakary Soumaré se destacou no Lille e foi peça importante na conquista do Campeonato Francês da temporada 2020/2021. Ex-companheiro de Luiz Araújo, o volante foi contratado pelo Leicester City-ING na temporada seguinte por 20 milhões de euros.
Aos 26 anos, o atleta soma quatro temporadas pelo clube inglês, além de um empréstimo ao Sevilla em 2023/24. Atualmente, o time do meio-campista ocupa a 13ª posição na segunda divisão da Inglaterra.
Ou seja, uma transferência para o Flamengo representaria uma boa mudança de ares em relação ao nível competitivo para o Soumaré.
No Rubro-Negro, o volante chegaria para disputar posição com Pulgar e elevar a competitividade do setor. O contrato do francês com o Leicester City se encerra em .
Os únicos pontos negativos de uma investida no jogador seriam a possível dificuldade na adaptação ao Brasil e o fato de ele ocupar vaga de atleta estrangeiro.
Outro volante com contrato válido até junho de 2026 é o colombiano Jefferson Lerma, do Crystal Palace. O atleta de 31 anos é presença constante na Seleção da Colômbia, e uma transferência para o Flamengo poderia aproximá-lo ainda mais da Copa do Mundo.
Além disso, atuar pelo Rubro-Negro representaria a chance de conquistar títulos de expressão no futebol sul-americano, algo que o jogador ainda não vivenciou.
Jefferson Lerma foi revelado pelo Atlético Huila e foi negociado com o Levante em 2015. Depois de sua passagem pelo clube espanhol, o colombiano defendeu o Bournemouth-ING por cinco temporadas.
Em 2023, o volante foi contratado pelo Crystal Palace e ajudou na conquista da FA Cup em 2024/2025 - o primeiro título da história do clube londrino.
A experiência de Lerma contribuiria para o time de Filipe Luís. Contudo, sua idade pesaria em uma possível transferência para o Flamengo, já que o clube decidiu priorizar atletas mais jovens para reduzir a média de idade do elenco.
De qualquer forma, o colombiano seria uma alternativa para o Mengão no mercado da bola, assim como para outros clubes do Brasil e da América do Sul.
O argentino é o único da lista com contrato válido até dezembro de 2026. Ainda assim, o tempo restante do vínculo é curto e poderia significar uma pedida mais baixa por parte do Estudiantes.
Revelado pelo clube de La Plata, Santiago Ascacíbar acumulou passagens pelo futebol alemão e italiano antes de retornar ao clube "rojiblanco" em 2023.
O volante de 28 anos é o atual capitão do Estudiantes e foi crucial na conquista do Torneio Clausura do Campeonato Argentino em 2025. Avaliado em 7 milhões de euros (R$ 44,6 milhões) pelo Transfermarkt, o meio-campista pode se tornar alvo de clubes brasileiros nesta temporada.
Santiago Ascacíbar se encaixa no perfil das principais equipes do futebol brasileiro, e uma transferência para o Brasil poderia representar maior visibilidade para o atleta, além da disputa por grandes títulos - algo que o Flamengo oferece com facilidade.
O último nome desta lista é o argentino Guido Rodríguez, do West Ham. Campeão do mundo com a Argentina em 2022, o volante de 31 anos tem contrato com o clube inglês até 30 de junho de 2026.
Com pouca minutagem na atual temporada, o jogador vive um cenário favorável para um retorno ao futebol sul-americano. Nos últimos dias, o atleta foi especulado no Palmeiras e na Juventus.
Assim como Jefferson Lerma, a idade pesaria contra uma possível vinda para o Flamengo. Com menos de seis meses para o fim de seu vínculo com o West Ham, Guido Rodríguez já pode assinar um pré-contrato com qualquer time do mundo.
Até o momento, o Flamengo prioriza contratar um goleiro para disputar posição com Rossi e um centroavante de alto nível. Nos próximos dias, o Rubro-Negro deve anunciar a contratação de Vitão, zagueiro do Internacional.









































