MundoBola Flamengo
·21 de fevereiro de 2025
7 times e 2 vagas: conheça possíveis caminhos do Flamengo no Carioca

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·21 de fevereiro de 2025
O Flamengo volta a campo neste sábado (22) para encerrar sua participação na Taça Guanabara, primeira fase do Campeonato Carioca, com a possibilidade de conquistar o título. Para isso, basta uma vitória sobre o Maricá, já que o time tem 12 gols a mais de saldo que o Volta Redonda — que soma os mesmos 20 pontos. Porém, com a classificação já assegurada em primeiro ou segundo, o Rubro-Negro sabe que vai encarar na semifinal o terceiro ou quarto colocado.
Desta forma, o MundoBola Flamengo analisa os cenários dos times que ainda brigam por essas vagas, as únicas em aberto na semifinal. Neste momento, o Madureira ocupa a terceira colocação, com o Vasco logo atrás. Fluminense, Botafogo, Sampaio Corrêa, Nova Iguaçu e Maricá ainda reúnem condições de classificação, ainda que alguns tenham chances meramente matemáticas. Confira os jogos:
O time que tem melhores condições, claro, é o Madureira. Com 15 pontos, o Tricolor se garante nas semifinais em caso de qualquer vitória sobre o Nova Iguaçu. O Vasco, porém, vive uma situação curiosa: pode perder uma posição mesmo em caso de vitória sobre o Botafogo.
Como está à frente do Fluminense apenas nos gols marcados, o Cruzmaltino precisa ficar ligado também no outro jogo. Por exemplo, em caso de vitória sobre o Botafogo por 1 a 0, o Tricolor passaria o rival na tabela em dois cenários: triunfo sobre o Bangu por dois gols de diferença ou por um, mas a partir de 4 a 3. Neste segundo caso, ultrapassaria o Vasco no número de gols marcados.
Essa conta só vale, porém, se o Madureira vencer. Em caso de tropeço do Tricolor Suburbano para o Nova Iguaçu, tanto Vasco quanto Fluminense se classificam com vitórias simples. O Botafogo, por sua vez, também vai depender do Fluminense. Mesmo em caso de vitória sobre o Vasco, o Alvinegro precisaria que o Tricolor arrancasse no máximo um ponto contra o Bangu.
Em caso de vitória do Fluminense sobre o Bangu, o Botafogo passa a secar o Madureira, que não poderia passar de um empate com o Nova Iguaçu. Por fim, Sampaio Corrêa, Nova Iguaçu e Maricá também alimentam chances, mas precisariam de combinações bem complicadas para isso.
Além de vencer a Portuguesa, o Sampaio Corrêa precisaria torcer por tropeços de Madureira e Fluminense, além de no máximo um empate entre Vasco e Botafogo. O Nova Iguaçu tem a mesma situação, mas com o adendo de que teria que secar o próprio Sampaio Corrêa também, que está à frente no saldo de gols (0 a −2).
O Maricá, que encara o Flamengo, teria uma combinação mirabolante pela frente: vitória sobre o Rubro-Negro por pelo menos quatro gols de diferença; empate entre Vasco e Botafogo; e derrotas de Fluminense, Sampaio Corrêa e Nova Iguaçu. Assim, passaria em quarto, atrás do Madureira.
A bola rola para Flamengo x Maricá às 19h (horário de Brasília) deste sábado, no Maracanã. Caso se classifique em primeiro, o Rubro-Negro enfrenta o quarto colocado na semifinal. Do outro lado da chave, enfrentam-se os times que fecharem em segundo e terceiro lugares.