MundoBola Flamengo
·16 de setembro de 2025
8 jogadores revelados no Flamengo que brilharam na Champions

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·16 de setembro de 2025
Do Ninho do Urubu para os maiores palcos do mundo: veja oito jogadores revelados no Flamengo que se destacaram na Champions League.
Júlio César brilhou defendendo a Inter de Milão na Champions de 2009/10, sendo decisivo na semifinal diante do Barcelona.
Após vencer na Itália por 3 a 1, a Inter conteve o poderoso ataque de Messi e companhia, perdendo apenas por 1 a 0 e garantindo vaga na decisão. Cria do Flamengo, Júlio foi campeão contra o Bayern de Munique.
O atacante tricampeão Sávio também saiu da base do Flamengo e conquistou Champions com o Real Madrid nas temporadas 1997/98, 1999/00 e 2001/02. O cria do Mengão é o terceiro brasileiro na história com mais temporadas pelo Real: foram cinco anos.
O cria do Ninho, Vinícius Júnior, decidiu duas Champions com protagonismo no Real Madrid em 2022 e 2024. Vini marcou gols nas finais diante do Liverpool e Borussia Dortmund. Na última temporada, o craque revelado no Mengão foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa.
Na Champions League de 2004/05, Adriano 'Imperador' fez uma grande campanha pela Inter de Milão. Foram sete jogos, com sete gols e duas assistências. O time do atacante, que é cria do Flamengo, caiu nas quartas de final, para o rival Milan.
Na Champinos League de 2007/08, o Fenerbahçe, treinado por Zico, maior ídolo do Flamengo, chegou na fase de quartas de final com uma legião de brasileiros no elenco. O time tinha Roberto Carlos, Edu Dracena, Alex e Deivid, mas caiu para o Chelsea no Stamford Bridge. Foi a melhor campanha do Fener na história.
Por Bayer Leverkusen e Roma, o zagueiro Juan, ídolo do Flamengo, chegou a marcar três gols na Champions League. Com a camisa do Leverkusen, o tento aconteceu na vitória por 3 a 0 sobre o Dínamo de Kive, já na Roma, o defensor deixou sua marca diante do Sporting e Arsenal.
Apesar de não ter uma grande idenfiticação com o Flamengo, Felipe Melo, cria da base rubro-negra, deixou sua marca na Champions.
O melhor momento aconteceu pelo Galatasaray, da Turquia. Na competição da temporada de 2013/14, Felipe marcou na vitória por 3 a 0 sobre o Copenhague, da Dinamarca. Além disso, chegou a receber uma nota 8,0 da imprensa turca na derrota por 4 a 1 para o Arsenal.
Campeão carioca e da Copa do Brasil pelo Flamengo, Renato Augusto também brilhou no Corinthians, mas fez história no Mengão. Durante sua passagem pela Europa, jogou a Champions League pelo Bayer Leverkusen, sendo titular na vitória da equipe alemã contra o Genk, da Bélgica.
Nesse jogo, o craque Ballack deixou sua marca: 2 a 0 para o Leverkusen. A partida aconteceu na temporada de 2011/12.