SportsEye
·23 de julho de 2025
A ausência inesperada de Fagner agita o líder do Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsSportsEye
·23 de julho de 2025
Emprestado pelo Corinthians até o fim de 2024, Fagner segue construindo sua trajetória com a camisa do Cruzeiro, já contabilizando 14 partidas na atual temporada, sendo titular em 11 delas, de acordo com o Globo. A escolha do clube mineiro por Fagner, um dos principais laterais do futebol brasileiro na última década, era também reflexo da busca corintiana por mudanças no elenco e chances para jovens como Léo Maná.
No entanto, mesmo com boa rodagem na Raposa, Fagner não pode atuar contra o Corinthians devido à cláusula de empréstimo. O lateral é peça sólida no elenco líder do Brasileirão, mas a ausência diante do ex-clube acende a discussão sobre o impacto e funcionamento de empréstimos com condições contratuais, que impedem o atleta de entrar em campo. Nesta circunstância, o Cruzeiro aposta em William para a lateral direita.
O desempenho de Fagner no Cruzeiro representa uma continuidade da confiança em jogadores experientes em meio ao projeto comandado por Leonardo Jardim. O lateral se adaptou bem ao sistema celeste, e a sequência como titular reflete a estabilidade defensiva buscada pelo líder do campeonato. Sua integração ao elenco ocorreu de maneira natural, e o histórico vencedor no Corinthians ― incluindo cinco títulos e mais de 570 jogos pelo clube paulista ― trouxe bagagem ao setor defensivo cruzeirense.
O modelo de empréstimo, utilizado como solução de urgência pelo Cruzeiro no início da temporada, corroborou também a percepção de utilidade do jogador e sinalizou sua capacidade de servir tanto como ‘tampa-buraco’ quanto referência técnica na lateral, especialmente em partidas de Série A de alta exigência. Mesmo com a ausência pontual por contrato, Fagner não deixou de ser um dos atletas mais utilizados por Jardim, superando inclusive alguns jogadores remanescentes no setor, que tiveram espaço, mas não conquistaram sequência parecida.
Com a lesão de Matheus Henrique e eventuais dúvidas físicas de Lucas Silva, a solidez defensiva garantida pela figura de Fagner ganhou ainda mais valor, mesmo que o treinador precise buscar alternativas pontuais quando não pode contar com o camisa 23. Assim, o Cruzeiro, que lidera isolado o Brasileirão, confia no retorno rápido do lateral para as próximas rodadas e na importância de sua experiência na reta final do campeonato.
Fontes: Globo.
Photo by Wagner Meier/Getty Images