A despedida de um gigante: Fernandinho anuncia fim da carreira aos 40 anos | OneFootball

A despedida de um gigante: Fernandinho anuncia fim da carreira aos 40 anos | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Esporte News Mundo

Esporte News Mundo

·20 de novembro de 2025

A despedida de um gigante: Fernandinho anuncia fim da carreira aos 40 anos

Imagem do artigo:A despedida de um gigante: Fernandinho anuncia fim da carreira aos 40 anos

Ídolo de duas gerações de torcedores no Athletico-PR e no Manchester City e nome marcante da seleção brasileira, Fernandinho anunciou oficialmente sua aposentadoria do futebol aos 40 anos.

A confirmação veio na noite desta quarta-feira (19), durante o jogo beneficente “Bola pra Frente, Rio Bonito do Iguaçu”, realizado na Arena da Baixada, em Curitiba, onde o volante iniciou e encerrou sua jornada como profissional.


Vídeos OneFootball


Sem atuar desde 8 de dezembro do ano passado, quando participou da derrota para o Atlético-MG que sacramentou o rebaixamento do Athletico à Série B, o meio-campista admitiu que já não encontra motivação para seguir.

Em campo por pouco mais de meia hora na partida festiva, ele foi direto ao ser questionado sobre um possível retorno: “Já estou cansado. No futebol não tem nada que me motive mais. Tudo que eu pude aproveitar, eu aproveitei. Agora, é um tempo de aproveitar com a família”.

A declaração encerra de vez um ciclo que já dava sinais de conclusão. Desde a virada do ano, quando se despediu do Athletico nas redes sociais, após o fim do contrato e sem negociação por renovação, Fernandinho permanecia sem clube. Em março, chegou a alimentar mistério em sua participação no documentário “Live After Football”, produzido pelo Manchester City, mas agora a decisão é definitiva.

Revelado pelo Athletico em 2002, o volante chamou a atenção cedo e foi vendido ao Shakhtar Donetsk em 2005. Na Ucrânia, viveu sua primeira grande fase, colecionando títulos nacionais e conquistando sua primeira taça continenta, a Copa da Uefa de 2008/09, atual Liga Europa.

O desempenho atraente o levou ao Manchester City, onde chegaria em 2013 para se tornar um dos jogadores mais influentes da era moderna do clube. Ao longo de quase uma década na Inglaterra, foi peça fundamental, especialmente sob comando de Pep Guardiola, tornando-se referência técnica, tática e de liderança.

Entre suas conquistas no City, destacam-se cinco títulos da Premier League, seis da Copas da Liga Inglesa, um da Copa da Inglaterra e duas Supercopas da Inglaterra.

Somando a passagem pela Ucrânia, Fernandinho levantou ainda seis Campeonatos Ucranianos, além de outras taças nacionais.

Com a camisa do Brasil, o volante disputou as Copas do Mundo de 2014 e 2018, esteve presente em ciclos de renovação e conquistou a Copa América de 2019. Também venceu o Mundial Sub-20 de 2003, início de uma trajetória sólida no cenário internacional.

Em 2022, após o fim do vínculo com o City, Fernandinho voltou ao clube que o revelou. Chegou como referência técnica e moral de um elenco em reformulação e liderou o time até a final da Libertadores daquele ano, perdida para o Flamengo. Dois anos depois, viveu o momento mais duro da carreira: o rebaixamento do Furacão, que acabou marcando sua última partida oficial.

Ao todo, Fernandinho encerra seu percurso com 918 jogos e 110 gols somados por Athletico, Shakhtar, Manchester City e Seleção Brasileira.

Aos 40 anos, um dos volantes mais completos de sua geração encerra a carreira com uma combinação rara de longevidade, regularidade e conquistas expressivas em diferentes continentes. E sai sem arrependimentos, fiel à própria palavra: “Tudo que eu pude aproveitar, eu aproveitei”.

Saiba mais sobre o veículo