Portal dos Dragões
·03 de junho de 2026
A escola do futuro no Museu FC Porto

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·03 de junho de 2026

O novo Programa Educativo do Museu Futebol Clube do Porto foi apresentado oficialmente a professores, instituições ligadas ao ensino e autarquias. Com início previsto para o ano letivo 2026/2027, destinado a todos os ciclos, do pré-escolar ao secundário, e em linha com as orientações do Ministério da Educação, o projeto nasce de uma parceria entre o FC Porto e a Universidade Católica Portuguesa. Assenta num modelo Museum-Based Learning, com o objetivo de afirmar o Museu FC Porto como um espaço de referência e de excelência na aprendizagem ativa e interdisciplinar, onde os objetos e a história funcionam como recursos pedagógicos.
Com a participação da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), através do Católica Learning Innovation Lab (CLIL), o Programa Educativo aproxima o património cultural do Museu do ensino formal por meio de Visitas de Exploração Pedagógica (VEP). A apresentação contou com a presença de Rui Pedroto, vice-presidente do FC Porto, Joana César Machado, vogal da Direção do FC Porto, Mafalda Magalhães, diretora do Museu FC Porto, Raquel Matos e Marta Vasconcelos, respetivamente, diretora da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e membro da Comissão Executiva Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, e João Gonçalves, diretor-geral da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEsT), além de várias autarquias e outros convidados.
As atividades do novo Programa Educativo respeitam as Aprendizagens Essenciais, o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Organizam-se ainda em torno da ligação ao contexto museológico, através das áreas Comunidade, Sociedade e Cidadania; As Várias Facetas do Desporto; e STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), com espaço para visitas temáticas, oficinas pedagógicas e VEP. A abordagem ao Museu assenta numa perspetiva pedagógica diferenciada, incentivando o pensamento crítico através de quizzes interativos, dinâmicos e promotores de análise, reflexão e tomada de decisão.
Na perspetiva de enquadrar o projeto no futuro da educação em Portugal, Joana César Machado sublinhou o papel social e determinante do FC Porto. “É muito importante o clube contribuir e promover a educação e o bem-estar social dos alunos e das comunidades do Porto e da Região Norte. O FC Porto tem um desígnio social e este museu é muito mais do que um espaço dedicado ao futebol. Pertence a um clube símbolo da cidade e da região, que tem uma história muito longa, e os seus diferentes momentos nessa cronologia permitem criar ligações com a própria história da cidade e não só”, comentou a vogal da Direção portista.
Por seu lado, a diretora do Museu FC Porto, Mafalda Magalhães, explicou: “O público escolar continua a ser resistente a visitar o Museu, por questões clubísticas ou por pensar que aqui não há matéria suficiente para desenvolver aprendizagens essenciais. Decidimos mudar esse paradigma. Fazer do Museu a sala de aula permite aos professores não precisarem de estar dentro da escola para cumprir objetivos pedagógicos”.
Raquel Matos considera que o Programa Educativo responde às exigências e aos desafios colocados pela influência da tecnologia digital no dia a dia social e escolar. “Temos muita preocupação pelo contexto atual, de profunda desumanização. Esta interatividade e aproximação à cultura e a experiências que mostram aos alunos indicadores de humanismo é muito importante. Estamos muito satisfeitos”, disse a diretora da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica.
Uma visão partilhada por Marta Vasconcelos, da Comissão Executiva Regional do Porto da Universidade Católica: “Esta iniciativa traz um equilíbrio importante. Se, por um lado, as crianças estão cada vez mais estimuladas pela tecnologia, temos de aproveitar esses estímulos em nosso proveito. Os conteúdos disponíveis, as ferramentas interativas, todas as atividades vão permitir uma abordagem inovadora para o conhecimento”.







































