A evolução do Flamengo no futebol feminino | OneFootball

A evolução do Flamengo no futebol feminino | OneFootball

Icon: Mundo Rubro Negro

Mundo Rubro Negro

·08 de abril de 2021

A evolução do Flamengo no futebol feminino

Imagem do artigo:A evolução do Flamengo no futebol feminino

MRN Informação | Adriano Skrzypa — Às vésperas da estreia do Flamengo no Campeonato Brasileiro A1 2021, o Mundo Rubro Negro apresenta a atual situação do clube carioca no futebol feminino, modalidade que está presente desde 2015, quando nasceu a parceria com a Marinha do Brasil.


Vídeos OneFootball


Várias atletas importantes, como Fernanda Palermo, Bia Menezes, Larissa, Andressa e Gaby) deixaram a equipe no início de 2020. O clube se viu na obrigação de buscar reforços no mercado. Assim, foram onze contratações em toda a temporada: Annaysa, Carlinha, Dantas, Edna Baiana, Kelly, Michele Carioca, Jayanne, Lorraynne, Cida, Kaylane e Carol Ladaga.

  • A evolução do Flamengo no futebol feminino
  • Veja quanto é a multa rescisória de David, atacante oferecido ao Flamengo
  • Empresário justifica insucesso de Gabigol na Europa: “Causou ciúme”

Transferências no Flamengo em 2021

O ano começou promissor. É fato, a equipe sofreu baixas no seu elenco, mas, na ampla maioria, de atletas que pouco atuaram na temporada anterior. No entanto, sete atletas foram contratadas para a equipe adulta: Yasmin (19 anos), Stella (34), Jissele (26), Dedê (25), Rhaizza (22), Andressa Lodi (21) e Dani Ortolan (22).

Em entrevista, o coordenador de futebol feminino do Flamengo, André Rocha, falou sobre as atuais mudanças na equipe: “O nosso planejamento é de médio prazo, por volta de dois anos. A primeira medida é a renovação do elenco, já liberamos algumas atletas no final do ano e estamos liberando mais agora. Temos um rejuvenescimento, com um aproveitamento maior de algumas atletas da base.”

Uma das melhores equipes do último Brasileirão Sub-18, o Flamengo teve duas atletas – Ana Portugal e Tuane – convocadas para a Seleção Brasileira Sub-20. Aliás, das 32 jogadoras do elenco profissional, oito possuem passagens pelas categorias de base: as goleiras Tainá e Yasmin, a lateral Ana Portugal, as volantes Larissa Baiana, Naely e Kaylane, e as atacantes Thalita e Tuane.

Em fevereiro, Pia Sundhage – técnica da Seleção Brasileira – e sua auxiliar Bia Vaz, conheceram a estrutura e acompanharam um treinamento da equipe. Além disso, o Flamengo transmitiu os jogos no Campeonato Carioca ao vivo em seu canal oficial no Youtube, com estrutura e narradores próprios. Ainda pode-se notar uma grande melhora nas redes sociais do clube, no que diz respeito à cobertura do futebol feminino.

Março: mês importante no futebol feminino do Flamengo

O Flamengo foi eliminado na semifinal do Campeonato Carioca, mas o mês de março teve momentos importantes para o futebol feminino do clube. A conquista da primeira Taça Guanabara da história e a estruturação de um departamento exclusivo para a modalidade, sob a coordenação de André Rocha.

Imagem do artigo:A evolução do Flamengo no futebol feminino

Além disso, desde 2020 o clube carioca vem atualizando os contratos com as jogadoras. A maior parte do elenco, que entrou na equipe através da Marinha, também firmou contrato com o Flamengo, possuindo assim vínculos com as duas instituições.

Isto mostra o avanço do Flamengo no futebol feminino. Por exemplo, há algum tempo, reforços chegavam para a equipe somente via editais da Marinha. Como citado anteriormente, desde a temporada passada o clube vem sendo o maior responsável pelas contratações e até mesmo pelas renovações do elenco, mostrando uma certa independência nos planejamentos.

Outra novidade é que pela primeira vez na história o Flamengo aprovou projetos incentivados destinados exclusivamente à modalidade – base e profissional.

E a Marinha?

Atualmente a Marinha do Brasil tem como maior “participação” o aspecto estrutura, além de dispor boa parte dos profissionais da comissão técnica. Assim, o Flamengo pode treinar e disputar alguns jogos no CEFAN (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes), que possui dois campos e academia, além de centros de fisioterapia e de análise de desempenho.

Imagem do artigo:A evolução do Flamengo no futebol feminino

Para finalizar, André Rocha detalhou: “Em 2022, teremos um aumento grande no investimento e um amadurecimento do time. Estamos passando por essa fase de renovação, mas com a certeza de que o Flamengo vem, em 2021, muito mais forte do que em 2020”.

Créditos nas imagens: Paula Reis/CRF

Ajude o MRN a fazer jornalismo rubro-negro. Clique aqui e seja apoiador.

Saiba mais sobre o veículo