Calciopédia
·07 de outubro de 2022
In partnership with
Yahoo sportsCalciopédia
·07 de outubro de 2022
Depois de começar apática e amargar o último lugar no Grupo A da Conference League, a Fiorentina precisava reagir na competição e tentar amenizar o estrago das duas primeiras partidas. Para isso, foi até Edimburgo enfrentar o Hearts e convenceu: venceu por 3 a 0, com direito à golaço de Kouamé. Com o triunfo, a equipe italiana subiu na tabela e assumiu a segunda posição de sua chave.
Quem vê apenas o resultado pode nem imaginar o tamanho da pressão antes do jogo. A Fiorentina vinha de um empate modorrento com o RFS, na estreia da competição, e uma derrota de 3 a 0 para o Istanbul Basaksehir, fora de casa. A campanha na Serie A também não empolga: atualmente a Viola está na 11ª posição, com apenas nove pontos em oito rodadas.
Mais do que nunca, a equipe de Vincenzo Italiano precisava convencer. O obstáculo seria passar pelo time mais antigo da capital escocesa, o Heart of Midlothian, cuja alcunha é inspirado no livro homônimo de Walter Scott. O tradicional Hearts começou a Premier League de seu país com muita irregularidade e chegava ao duelo com a Viola após uma vitória e uma derrota na Liga Conferência.
Italiano precisava de uma resposta da Fiorentina e ela veio contra o Hearts, na Escócia (Getty)
Não demorou muito para a equipe gigliata abrir o placar em Tynecastle Park. Logo aos 4 minutos, Mandragora marcou de cabeça. A Fiorentina não dava espaço para o adversário atacar, ameaçando sempre na área. O segundo gol demoraria para sair e foi anotado quase no final da primeira etapa. Mas surgiu com muito estilo: Kouamé tentou fazer o tento de calcanhar e não conseguiu. A bola sobrou no ar e o atacante efetuou um lindo voleio. O Hearts ainda tentaria surpreender nos acréscimos, mas Gollini fez uma ótima defesa e garantiu a vitória parcial na ida para o intervalo.
O segundo tempo também começou com emoção. Após de uma falta em cima do Jovic, o juiz não hesitou em aplicar o cartão vermelho para Neilson. Com menos um em campo, o time escocês começou a recuar para seu próprio campo, permitindo ainda mais contra-ataques da Viola. Não que os gigliati conseguissem acertar o fundo da rede: Kouamé, Biraghi e Jovic tentaram marcar em várias oportunidades, mas não obtiveram sucesso. Porém, o sérvio desencantou aos 74 minutos: recebeu uma bela assistência de Kouamé e mandou um míssil para as redes, encerrando a contenda.
Com a primeira vitória na Conference League, a Fiorentina subiu para a segunda posição do Grupo A, abaixo apenas do líder Istanbul Basaksehir – que empatou em 0 a 0 com o lanterna RFS. O Hearts é o terceiro colocado, com três pontos. Agora, o próximo compromisso dos gigliati na competição europeia será diante da sua torcida, no Artemio Franchi, contra o próprio Hearts. O jogo será na próxima quinta-feira, 13 de outubro, às 13h45 pelo horário de Brasília.