A Fiorentina foi castigada por oscilações e viu o Genk lhe tirar pontos na Conference League | OneFootball

A Fiorentina foi castigada por oscilações e viu o Genk lhe tirar pontos na Conference League | OneFootball

Icon: Calciopédia

Calciopédia

·21 de setembro de 2023

A Fiorentina foi castigada por oscilações e viu o Genk lhe tirar pontos na Conference League

Imagem do artigo:A Fiorentina foi castigada por oscilações e viu o Genk lhe tirar pontos na Conference League

Atual vice-campeã da Conference League, a Fiorentina foi até a Bélgica enfrentar o Genk em sua estreia na competição na temporada 2023-24. Os italianos venciam por boa parte do jogo, mas levaram um banho de água fria com o gol de empate sofrido no final do segundo tempo. O 2 a 2 frustrou o debute dos gigliati.

O técnico Vincenzo Italiano entendeu que a Fiorentina poderia se desfazer de peças importantes do elenco que chegou à última final da Conference League, como Arthur Cabral, Jovic e Amrabat, e não se furtou a pedir à diretoria reforços como os de Arthur Melo e Nzola, mais adequados a seu estilo de jogo – além de Beltrán, que chegou de “brinde”. A Viola, apesar dessas trocas, manteve a base de sua equipe e, por isso, foi surpreendente ter começado a temporada com desempenho abaixo do esperado.


Vídeos OneFootball


As oscilações quase levaram a Fiorentina a ser eliminada nos playoffs da Liga Conferência – a equipe se classificou no sufoco, com vantagem de apenas um golzinho sobre o Rapid Vienna, da Áustria. Todo esse percurso adicionou mais pressão para a estreia dos violetas na fase regular da competição europeia, que aconteceria logo contra o Genk, adversário mais qualificado do Grupo F. Os Smurfs vêm de um vice-campeonato belga e são conhecidos por trabalhar bem na revelação e na prospecção de jogadores.

Imagem do artigo:A Fiorentina foi castigada por oscilações e viu o Genk lhe tirar pontos na Conference League

Apesar dos esforços do primeiro tempo, a Fiorentina cedeu o empate ao Genk, na Conference League (Belga Mag/AFP/Getty)

O confronto começou com voltagem máxima. A Fiorentina impunha seu ritmo de jogo ofensivo, priorizando a posse de bola e sufocando a defesa adversária. Tanto que, logo aos 7 minutos, veio a recompensa: em escanteio cobrado por Biraghi, a pelota foi na cabeça de Ranieri, que balançou as redes. O zagueiro violeta contou também com a falha do goleiro Vandevoordt para que o gol fosse creditado a sua conta.

A animação dos visitantes, porém, durou pouco: aos 12, o Genk aproveitou bate-rebate na área e empatou com o suíço Zeqiri, que já havia dado trabalho à Fiorentina e marcado nas semifinais da última Conference League, quando ainda defendia o Basel. O jogo continuou agitado durante todo o primeiro tempo, com as duas equipes desperdiçando oportunidades no ataque. Ainda aos 23 minutos, em um vacilo da zaga belga, Ranieri aproveitou a assistência de Milenkovic e, novamente de cabeça, marcou seu segundo gol na partida – e, curiosamente, o terceiro em toda a carreira.

Na volta dos vestiários, a partida ficou menos intensa do que na primeira etapa. A Fiorentina, de um lado, se ressentia da saída de González, que sofreu uma lesão no quadril e deu lugar a Kouamé. Buscando segurar o resultado parcial, a Viola teve mais posse de bola, enquanto o Genk buscava contra-ataques. Essa foi a tônica de boa parte do segundo tempo, até chegar na casa dos 77 minutos, quando a equipe italiana quase fez o terceiro. Nzola recebeu cruzamento de Parisi, mas cabeceou para fora.

Imagem do artigo:A Fiorentina foi castigada por oscilações e viu o Genk lhe tirar pontos na Conference League

Jogando na Bélgica, a Fiorentina ficou no empate, apesar de ter visto sua vantagem no placar ser duradoura (Belga Mag/AFP/Getty)

Do outro lado, a Fiorentina mostrava que a bola aérea só funcionava no campo ofensivo. Sempre que o Genk levantava a pelota na área violeta, havia sofrimento – o goleiro Christensen não oferecia segurança nas saídas e cometia erros. O empate dos belgas só poderia sair dessa maneira: aos 85 minutos, El Khannous cruzou, o norte-americano McKenzie se antecipou a Duncan e testou para a rede.

Motivados pela mudança no placar e no andamento do jogo, os donos da casa até buscaram a virada e ficaram muito perto dela. A pressão do Genk se intensificou e, no último lance da partida, o gigante nigeriano Arokodare até acertou um chute na trave, que deixou a torcida violeta gelada. O empate por 2 a 2 foi decepcionante para os italianos, mas o fato é que a emenda poderia ter saído ainda pior do que o soneto para a equipe de Florença.

O próximo adversário da Viola na Liga Conferência é o tradicional Ferencváros, treinado por Stankovic, ex-jogador de Lazio e Inter, além de ex-técnico da Sampdoria: o time húngaro estreou na competição com uma vitória caseira por 3 a 1 sobre o Cukaricki, da Sérvia. O jogo será no Artemio Franchi, no dia 5 de outubro, às 16 horas pelo horário de Brasília.

Saiba mais sobre o veículo