CBF
·22 de fevereiro de 2026
"A gente treina como se fosse jogo": Samara exalta comprometimento da Seleção no Sul-Americano Sub-20

In partnership with
Yahoo sportsCBF
·22 de fevereiro de 2026

A zagueira Samara vive no Sul-Americano Sub-20 uma experiência especial e marcante na carreira. Em sua primeira competição continental com a Seleção Brasileira, a atleta do Santos colhe os frutos de uma trajetória construída com consistência desde a chegada da técnica Camilla Orlando ao comando da Amarelinha em junho de 2025.
Convocada desde a primeira lista de Camilla, que marcou o início do trabalho com um período de treinamentos em Guararema, Samara recebeu naquele momento sua primeira oportunidade com a camisa da Seleção. Desde então, a defensora esteve presente em todas as convocações, consolidando seu espaço no grupo e realizando o sonho de disputar o Sul-Americano pela primeira vez.

Samara durante partida contra Bolívia pelo Sul-Americano Sub-20 no Paraguai Créditos: Staff Images / CBF
Peça importante do sistema defensivo, ela esteve em campo em todos os jogos da campanha brasileira até aqui, demonstrando regularidade e confiança da comissão técnica. "Desde a primeira convocação, lá em Guararema, eu vim me preparando bastante para estar nas outras convocações e conseguir chegar até aqui. Está sendo o meu primeiro Sul-Americano e é uma experiência incrível, um sonho de criança realizado poder representar a Seleção e estar nessa competição", afirmou.
Samara também ressaltou o alto nível de competitividade do futebol sul-americano e as características marcantes dos confrontos, que exigem entrega máxima dentro de campo. "É um campeonato muito difícil. São seleções muito qualificadas, com muita raça, muita vontade e muito confronto. A gente estranhou um pouco no começo, mas está se adaptando bem e evoluindo dentro da competição", explicou.

Samara em treino da Seleção Brasileira Sub-20 no CARFEM em Ypané, Paraguai Créditos: Staff Images / CBF
De olho na reta decisiva do hexagonal final, a defensora destacou a importância dos clássicos e a preparação da equipe para o próximo desafio. O Brasil vai enfrentar a Argentina neste domingo (22), às 20h (horário de Brasília), no Estádio Luis Alfonso Giagni. "É uma rivalidade que vem de bastante tempo, e a gente está o mais preparada possível, muito confiante para esse jogo. No primeiro confronto infelizmente perdemos, mas agora estamos indo com tudo para buscar essa vitória", disse.
Por fim, Samara valorizou o trabalho realizado nos treinamentos e a filosofia aplicada pela comissão técnica na preparação da equipe. "A gente treina como se fosse o jogo. Levamos isso muito a sério. Quando chega no jogo, damos a vida pelo nosso país. É muito bom estar representando a Seleção Brasileira", completou.









































