Trivela
·07 de janeiro de 2023
In partnership with
Yahoo sportsTrivela
·07 de janeiro de 2023
O atacante Josh Windass teve a semana da sua carreira. Alguns dias depois de anotar um hat-trick contra o Cambridge United, na terceira divisão do Campeonato Inglês, marcou duas vezes para concretizar a grande zebra do sábado de Copa da Inglaterra. O Newcastle, terceiro colocado da Premier League, foi eliminado pelo Sheffield Wednesday, vice-líder da League One, por 2 a 1, com a ajuda das finalizações precisas de seu centroavante.
Windass é um veterano das divisões inferiores da Inglaterra desde que acumulou gols Accrington Stanley, na League Two, quarto patamar da pirâmide, antes de ser contratado pelo Rangers, em 2016. Retornou à Inglaterra para defender o Wigan, na Championship, mas marcou apenas nove vezes em 56 jogos antes de chegar ao Sheffield Wednesday, no começo de 2020.
O Newcastle não era derrotado desde agosto, quando perdeu do Liverpool, em Anfield, e sequer sofreu gols em seus últimos seis jogos oficiais. Eddie Howe começou com uma escalação reserva, mas colocou seus principais nomes no segundo tempo. Houve uma melhora visível e tardia para que o clube salvasse a sua Copa da Inglaterra – competição em que tinha possibilidade até de ser campeão.
A hesitação na defesa era visível desde o começo. Uma cobrança de lateral ruim de Jamal Lewis permitiu que Liam Palmer ameaçasse com um chute cruzado da entrada da área. No outro lado, Alexander Isak, voltando de uma lesão na coxa que o deixou afastado desde setembro, teve uma cabeçada firme muito bem defendida pelo goleiro Cameron Dawson.
Dawson, pouco depois, saiu meio estabanado do gol e permitiu que Manquillo o driblasse pela direita, quase na ponta. O lateral direito tentou o cruzamento para Isak, mas Mark McGuinness conseguiu cortar. Em outro erro do Newcastle na defesa, agora um passe ruim do garoto Elliot Anderson, Windass saiu cara a cara com Dúbravka, mas mandou para fora.
O Wednesday abriu o placar no começo do segundo tempo. Grande mérito a George Byers, que deixou dois marcadores para trás com um giro no meio-campo e abriu na direita. Dennis Adoniran recebeu e emendou o cruzamento rasteiro à boca do gol, onde Windass, em posição de impedimento, desviou para marcar – não há assistente de vídeo nesta rodada da Copa da Inglaterra em estádios que não são da Premier League.
Dawson fez uma defesa maravilhosa com os pés, à queima-roupa, contra Elliot, que pegou a sobra na cara do gol, e Windass ampliou em outro erro da defesa do Newcastle, que não soube lidar com uma bola pingando na intermediária. O atacante foi lançado por Michael Smith pelo meio e tocou forte no canto para fazer seu quinto gol esta semana.
O primeiro gol já havia levado Howe a tirar os seus filés do banco de reservas. Após Bruno Guimarães, Almirón e Willock, o técnico colocou também Kevin Trippier e foi premiado com uma cobrança de escanteio desviada por Chris Wood (que substituiu Isak no intervalo) na primeira trave. O rebote sobrou para Bruno Guimarães, também impedido, empurrar às redes.
Embora Windass tenha acertado o travessão em cobrança de falta, o empate do Newcastle parecia até inevitável, dada a intensidade da pressão que conseguiu exercer. Curiosamente, a melhor chance foi em um contra-ataque, dois contra um, no qual Joelinton fez tudo certinho. Wood, no entanto, isolou completamente a bola rodada mansamente pelo brasileiro e desperdiçou uma grande chance.
O árbitro até estendeu o jogo além dos seis minutos de acréscimos iniciais, e o Newcastle terminou a partida rondando a área do Sheffield Wednesday, mas insistindo nos cruzamentos. Não criou nada e foi eliminado da Copa da Inglaterra.