Papo na Colina
·17 de outubro de 2025
A nova realidade do Vasco: A matemática do sonho da Libertadores e o risco de queda

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·17 de outubro de 2025
A espetacular sequência de vitórias do Vasco no Campeonato Brasileiro transformou completamente as projeções matemáticas para o clube. Se antes a luta era desesperada contra o rebaixamento, agora os números apontam para um cenário de alívio e até mesmo de otimismo. O risco de queda é considerado mínimo, e a classificação para uma competição continental se tornou o objetivo mais provável.
A “gordura” de 11 pontos para o Z4 se reflete nos cálculos dos especialistas. O site Infobola aponta que a chance de rebaixamento do Vasco é de apenas 2%. O Departamento de Matemática da UFMG, no projeto Probabilidades no Futebol, é ainda mais otimista, com um risco de somente 1,3%.
Com a permanência na Série A praticamente encaminhada, a briga do Vasco passa a ser por uma vaga em torneios continentais. O caminho mais provável é a Copa Sul-Americana. Segundo a UFMG, o clube tem 64,3% de chance de garantir um lugar na competição.
Embora mais distante, o sonho de retornar à Copa Libertadores ainda não acabou. A UFMG aponta uma chance de 8% de o Vasco conseguir uma vaga. Já o Infobola é mais pessimista, com apenas 1% de probabilidade. A reta final do Brasileirão, portanto, servirá para o Cruz-Maltino confirmar a permanência e definir qual será o tamanho de seu objetivo internacional para 2026.
Robert Renan e Rayan garantem a confiança do torcedor vascaíno – Foto: Dikran Sahagian/Vasco
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News