A promessa argentina que pode solucionar o problema crônico no meio-campo do Grêmio | OneFootball

A promessa argentina que pode solucionar o problema crônico no meio-campo do Grêmio | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·04 de fevereiro de 2026

A promessa argentina que pode solucionar o problema crônico no meio-campo do Grêmio

Imagem do artigo:A promessa argentina que pode solucionar o problema crônico no meio-campo do Grêmio

Depois de encaminhar a contratação de Juan Nardoni, o Grêmio reajustou o seu radar no mercado de transferências e está em negociações para garantir a compra de mais uma promessa argentina. De acordo com Cesar Merlo, o Imortal tem conversas avançadas com Leonel Pérez.

O volante de 21 anos pertence ao Huracán e tem contrato até 2027. O clube argentino ainda não aceitou a proposta do Grêmio, mas o Tricolor tem expectativa de um desfecho positivo nos próximos dias.


Vídeos OneFootball


Com os dois acordos, o time gaúcho pode desembolsar mais de 10 milhões de euros para aumentar as alternativas de Luís Castro. Embora os dois ocupem a mesma faixa do campo, Nardoni e Pérez possuem características distintas. Ainda assim, mesmo com custo inferior, o volante do Huracán surge como uma alternativa potencialmente mais eficaz para resolver um problema crônico do Imortal

Quem é Leonel Pérez?

Nascido na capital argentina, Leonel Pérez surgiu nas categorias do Huracán e estreou pelo time principal do Globo na temporada passada. No seu primeiro ano como profissional, o meia disputou 38 jogos, dos 47 do clube, sendo 35 como titular.

Com pouca participação ofensiva, o argentino anotou o seu único gol pelo clube na goleada por 5 a 0 contra o Racing, do Uruguai, pela Sul-Americana. Pela competição continental inclusive, o camisa 5 foi titular nos duas vitórias do Huracán contra o Corinthians na fase de grupos.

Apesar da pouca experiência, Pérez rapidamente se tornou o pilar defensivo no meio-campo do time comandado por Frank Kudelka. A boa estatura, com 1,86 de altura, e o grande vigor físico na marcação alçaram o jovem como uma das revelações da última temporada do futebol argentino.

Na Sul-Americana, o volante terminou como o nono jogador com mais duelos ganhos (55) e 8° com mais interceptações (13). Na temporada completa, Pérez terminou com média superior a dois desarmes por jogos e de 1,5 em interceptações.

Na maior parte do ano, o volante atuou ao lado do experiente Leonardo Gil (ex-Vasco) e do meia Matko Miljevic, entregando intensidade ao setor e estabilidade defensiva, papel semelhante ao que poderá também cumprir no Grêmio.

A solução para o meio-campo?

Nas últimas temporadas, o meio-campo gremista se tornou uma enorme dor de cabeça para os treinadores que passaram pela área técnica gremista. Desde Gustavo Quinteros a Mano Menezes, e agora com Luís Castro, o Tricolor sofre para blindar a sua defesa sem abrir mão de peças importantes para a construção.

Na temporada passada, Gustavo Cuellar foi buscado no futebol saudita como uma esperança para trazer equilíbrio ao setor, mas não conseguiu encontrar o ritmo ideal de jogo e foi esquecido na Arena. Com apenas um jogo disputado nesta temporada, o colombiano sequer foi relacionado para as partidas do Brasileirão.

Camilo também chegou durante a temporada, não convenceu e foi liberado para a Chapecoense. Erick Noriega foi a aposta para a reta final do ano, mas acabou improvisado para sanar os desfalques na defesa. Atualmente, o peruano é o mais próximo do que Luís Castro deseja usar no meio-campo ideal.

O português aproveitou a falta de opções para a função na sua chegada para alçar Tiaguinho ao time principal e apostar em um meio-campo propositivo ao lado de Arthur. A aposta do treinador caiu após 45 minutos no primeiro teste real na temporada contra o Internacional.

Com a primeira amostra de fragilidade e exposição da defesa, Luís Castro recrutou o jogador com mais jogos no Grêmio desde que o meia chegou: Dodi. De Renato Gaúcho à Luís Castro, passando por Gustavo Quinteros e Mano Menezes, todos os treinadores usaram o volante quando precisaram reforçar defensivamente o meio-campo.

Embora nunca tenha sido um titular incontestável, Dodi foi o jogador com mais jogos em 2025 (51 partidas) e o segundo em 2024 (57 partidas). 

Neste cenário, Leonel Pérez surge como uma solução eficaz para curar o problema crônico gremista. Ao lado de Arthur, o argentino pode oferecer o dinamismo que Cuellar não entregou e o equilíbrio que foge das características de Dodi.

O jovem argentino chega em Porto Alegre com a expectativa de causar um impacto mais imediato no time titular do Grêmio do que o compatriota Nardoni e tem credenciais para potencializar toda a engrenagem montada em volta por Luís Castro.

Saiba mais sobre o veículo