Alemanha FC
·13 de novembro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsAlemanha FC
·13 de novembro de 2024
Por Guilherme Costa
Após a derrota para o Elversberg, por 4 a 0, o Darmstadt decidiu encerrar o vínculo com o treinador de longa data, Torsten Lieberknecht. À época, os Lírios vinha de um retrospecto de três derrotas e um empate nos quatro primeiros jogos da segunda divisão alemã. Após a saída do treinador que levou a equipe ao acesso à Bundesliga em 22/23, o atual décimo segundo colocado começou a reagir.
A primeira vitória, entretanto, só veio no segundo jogo sob o comando de Florian Kohfeldt - o sucessor de Lieberknecht - numa virada épica ante o Schalke 04, revertendo um placar de 3 a 0, na vitória por 5 a 3 na Veltins-Arena. E assim a recuperação na tabela passou a ser construída!
Se os quatro primeiros foram sem vitórias, nos oito seguintes o Darmstadt venceu quatro jogos, empatou três e perdeu apenas uma. Dentre estes resultados, se notam a goleada por 5 a 1 ante o Colônia, o empate por 3 a 3 ante o Karlsruher (uma das forças desse início de temporada), a outra goleada por 5 a 1: dessa vez contra o Greuther Futh, fora de casa, e a vitória contra o Hertha Berlin no último sábado. Se contarmos a Copa da Alemanha, os Lírios vem de três vitórias consecutivas.
Parte do sucesso se deve ao artilheiro da 2.Bundesliga, Isac Lidberg. O sueco chegou nesta temporada para reforçar o ataque do rebaixado Darmstadt, e vem fazendo jus à contratação: são nove gols em 12 jogos, além de três assistências. No último, sábado Lidberg mostrou coragem ao marcar o gol de cabeça que rendeu a virada no placar, mesmo com a cabeça enfaixada após um choque com o adversário: “Minha cabeça está bem até agora, realmente não sinto nenhuma dor. De qualquer forma, não pensei nisso durante o jogo, só queria marcar quando marcasse." Comentou o atacante após o jogo.
Enquanto as equipes da parte debaixo da tabela ganham uma aqui e outra ali (como o Schalke e Eintracht Braunschweig, por exemplo), o Darmstadt está em franca ascensão, conseguindo ganhar pontos de adversários da primeira parte da tabela. O próximo jogo será contra o líder Hannover, no próximo dia 23, e não há dúvidas de que a equipe pode surpreender.