Trivela
·29 de abril de 2023
In partnership with
Yahoo sportsTrivela
·29 de abril de 2023
A Roma supera duas décadas sem conquistar o Scudetto no Campeonato Italiano masculino. O time feminino da Loba, no entanto, inaugurou uma nova história neste sábado. As mulheres romanistas conquistaram pela primeira vez a Serie A Feminina. O troféu, além de valorizar o trabalho na capital, também coloca fim a uma sequência de cinco temporadas vencidas pela Juventus. Entre as protagonistas da campanha giallorossa está a atacante Andressa Alves, uma das artilheiras da equipe.
A temporada de 2021/22 já tinha sido especial para a Roma no futebol feminino. A equipe terminou a Serie A com o vice-campeonato, apenas cinco pontos atrás da Juventus, e conquistou a Copa da Itália de forma inédita. Uma crescente que garantiu uma campanha ainda mais contundente e o título inédito na liga nacional em 2022/23. As romanistas lideraram a temporada regular, com 48 pontos em 18 rodadas, incluindo 16 vitórias e só duas derrotas. Um embalo que se manteve também no pentagonal final. A Loba ganhou as cinco primeiras partidas na fase decisiva e confirmaram a taça já com três rodadas de antecedência.
A Roma sustenta uma sequência de 11 vitórias consecutivas na Serie A Feminina. Os números no pentagonal final são ótimos, incluindo até goleada por 6 a 1 sobre a Inter. Na rodada anterior, o triunfo por 3 a 2 sobre a Juventus aproximava a Loba do Scudetto. O que se confirmou neste sábado, com os 2 a 1 sobre a Fiorentina. Giada Greggi e Elisa Bartoli anotaram os gols das novas campeãs. Com isso, a Juventus fica 14 pontos atrás na tabela e não tem mais chances de se recuperar na reta final. Andressa Alves contribuiu com oito gols para as romanas, só um a menos que Elisa Polli, artilheira do time.
Além da Serie A, a Roma ainda tem a chance de conquistar a Copa da Itália outra vez. A Loba derrotou o Milan na semifinal e pegará a Juventus na final, para completar a dobradinha. Além disso, a equipe também fez uma campanha digna na Champions Feminina. As romanistas alcançaram as quartas de final. Caíram apenas para o favorito Barcelona, com derrotas por 1 a 0 na Itália e 5 a 1 na Espanha. De qualquer maneira, para um projeto que está em franco crescimento, os resultados são expressivos.
Curiosamente, a Lazio é uma das maiores potências históricas do futebol feminino na Itália. As laziale conquistaram cinco troféus da Serie A, menos apenas que a Torres, maior campeã do torneio, com sete títulos. As biancoceleste eram fortes especialmente nos anos 1980, com a taça mais recente em 2002. A história vitoriosa da Roma entre as mulheres pode estar apenas começando, mas com cara de que perdurará por mais tempo.