A saga de Akpom: a tentação de um velho amor, um exame médico cancelado e a reviravolta | OneFootball

A saga de Akpom: a tentação de um velho amor, um exame médico cancelado e a reviravolta | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·11 de agosto de 2025

A saga de Akpom: a tentação de um velho amor, um exame médico cancelado e a reviravolta

Imagem do artigo:A saga de Akpom: a tentação de um velho amor, um exame médico cancelado e a reviravolta

O termo "novela" encontrou a aplicação perfeita no mercado da bola ao contar a história do retorno de Chuba Akpom para o futebol inglês. O negócio teve vários "namoros", pretendentes de diferentes países, promessa de casamento com um velho amor, mas um desfecho surpreendente.

Akpom, revelado pelo Arsenal, pertence ao Ajax. Se mudou para Amsterdã em 2023 após ter sido artilheiro e melhor jogador da Championship, a segunda divisão inglesa, em 2022/23. Após uma temporada de 29 gols no Middlesbrough, Akpom até conseguiu um bom ano pelo Ajax, com 15 tentos em 36 jogos, mas não manteve o bom rendimento na segunda temporada e acabou emprestado.


Vídeos OneFootball


No Lille, na Ligue 1, foram apenas 3 tentos em 16 partidas. Akpom, ainda assim, teve diversos "pretendentes" nesta janela de transferências. A começar pelo Birmingham, que chegou a um acordo no fim de semana passado com o Ajax por um empréstimo com obrigação de compra em caso de promoção. Só que a semana foi intensa, e cheia de reviravoltas...

Foi então que o "antigo amor", o Middlesbrough, entrou na jogada e "seduziu" o jogador com a promessa de um novo conto de fadas. Só que o Boro não conseguiu convencer o Ajax, e a transferência "melou".

Enquanto isso, na Grécia, o Olympiacos começou a sondar a situação. Mas tarde demais... Não houve tempo para um "amor grego" fazer parte da história. Já na Inglaterra, Akpom não foi liberado pelo Ajax para negociar com o antigo clube, mas tinha exames marcados com o Birmingham... Até resolver adiá-los!

Foi quando entrou na jogada o Ipswich Town e ofereceu aos holandeses o mesmo acordo do Birmingham. O jogador, então, foi para Suffolk para completar os exames médicos pelo clube já na noite de quarta. Tudo certo, né? Que nada!

O que o Birmingham fez? Ligou para Amsterdã e tentou convencer o Ajax com uma proposta melhor: transferência permanente imediata, com uma proposta de seis milhões de libras. O Ajax aceitou, só que a cabeça de Akpom já estava nos Tractor Boys.

Apesar da pressão dos holandeses para um desfecho favorável ao Birmingham, Akpom bateu o pé para jogar pelo Ipswich. A novela, porém, só acabou de vez no domingo, sem tempo para o grand finale: Birmingham e Ipswich Town se enfrentaram na sexta, pela abertura da Championship. Empate em 1 a 1, ainda sem Akpom, que deve estrear pelo novo clube nesta semana, contra o Bromley, pela Copa da Liga.

Saiba mais sobre o veículo