90min
·08 de dezembro de 2025
A seleção ideal do Brasileirão 2025

In partnership with
Yahoo sports90min
·08 de dezembro de 2025

O torneio mais longo, desgastante e desafiador do calendário nacional chegou oficialmente ao fim neste domingo, 7 de dezembro, com o desfecho da 38ª rodada do Brasileirão reservando muitos gols, resultados expressivos e fortes emoções até a última volta do ponteiro. Finalizada a competição, chegou a hora do 90min apontar os jogadores que mais se destacaram durante toda a temporada, montando a nossa tradicional seleção ideal do campeonato. Campeão nacional, o Flamengo teve maioria, ao lado de Cruzeiro e Mirassol. Confira:

Walter fez um Brasileirão espetacular pelo Mirassol / Ricardo Moreira/GettyImages
Foi o goleiro com mais defesas difíceis na edição do Brasileirão e com a maior média do torneio no portal SofaScore. Fez a diferença na campanha histórica do Mirassol, que vai disputar a Copa Libertadores em 2026.

PH fez uma bela Série A pelo Cruzmaltino / Wagner Meier/GettyImages
Apesar do Vasco da Gama ter decepcionado na Série A, o lateral-direito Paulo Henrique foi o melhor jogador de sua posição no torneio, com um total de 9 participações em gol (incluindo 8 assistências).

Léo Pereira foi o melhor defensor do Brasileirão / Ruano Carneiro/GettyImages
O melhor zagueiro do Brasileirão foi do Flamengo: Léo Pereira. Muito sólido nos combates aéreos e pelo chão, intransponível diante dos melhores ataques do país, está no auge da sua forma.

Fabrício Bruno foi o pilar defensivo da Raposa / Sports Press Photo/GettyImages
Provando versatilidade e capacidade de se adaptar a novos cenários, Fabrício Bruno retornou ao Cruzeiro, seu clube do coração, e por lá se firmou como destaque defensivo do time.

Reinaldo foi o artilheiro do Mirassol no Brasileirão / Sports Press Photo/GettyImages
Temporada de renascimento para o experiente Reinaldo, dono de nada menos do que 19 participações para gols do Mirassol no Brasileirão, sendo 13 gols e seis assistências. Foi o destaque ofensivo do Leão Caipira.

Jean Lucas está em grande forma pelo Esquadrão / Ruano Carneiro/GettyImages
Volante clássico, de passe refinado e passadas largas, Jean Lucas foi um dos "motores" do Bahia no Brasileirão. Seu alto nível de exibições lhe rendeu, inclusive, uma convocação com Carlo Ancelotti.

Jorginho elevou o nível do meio-campo rubro-negro / Dhavid Normando/GettyImages
Contratação certeira do Flamengo, Jorginho elevou demais o nível e a qualidade do meio-campo rubro-negro. Seu elevado QI de futebol fez com que a equipe carioca dominasse o setor contra todos os adversários que enfrentou neste Brasileirão.

Matheus Pereira foi o líder em assistências no Brasileirão / Sports Press Photo/GettyImages
O armador celeste fez um Brasileirão de alto nível, somando 14 participações em gols na campanha da Raposa. Sete gols e sete assistências para o craque.

Roque foi o artilheiro do Verdão na Série A / Sports Press Photo/GettyImages
Contratado para ser o "homem-gol" do Palmeiras na temporada, Vitor Roque deu conta do recado e terminou o Brasileirão na terceira posição do ranking de artilheiros, com 16 tentos.

Arrascaeta foi o craque do Brasileirão / Rodrigo Valle/GettyImages
O grande craque e MVP do torneio chama-se Giorgian De Arrascaeta, o líder em assistências (14) e vice-artilheiro do Brasileirão com 18 gols. Foi o ano mais exuberante da carreira do uruguaio no futebol brasileiro.

Kaio Jorge foi o artilheiro do Brasileirão / Pedro Vilela/GettyImages
Único jogador a ultrapassar a barreira dos 20 gols nesta edição da Série A, Kaio Jorge foi o atacante mais eficiente do torneio e terminou a temporada com o posto de artilheiro isolado.

Rayan marcou 14 gols no Brasileirão / Ruano Carneiro/GettyImages
Com apenas 19 anos de idade, mostrou personalidade e chamou a responsabilidade no momento de baixa de Vegetti, marcando gols importantíssimos para a permanência do Vasco na elite nacional. Ao todo, balançou as redes 14 vezes na Série A.

Guanaes conduziu o Mirassol em uma campanha histórica / Sports Press Photo/GettyImages
Sua equipe foi apontada como forte candidata ao rebaixamento antes do Brasileirão começar e terminou o torneio com vaga direta à Libertadores, presença no G-4 e invencibilidade como mandante. Tudo isso tendo um dos menores orçamentos da Série A e jogando um futebol vistoso, ofensivo e corajoso. É o trabalho mais surpreendente da temporada.
feed









































