Abel Braga é registrado no BID pelo Internacional com camisa rosa após polêmica | OneFootball

Abel Braga é registrado no BID pelo Internacional com camisa rosa após polêmica | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Jogada10

Jogada10

·02 de dezembro de 2025

Abel Braga é registrado no BID pelo Internacional com camisa rosa após polêmica

Imagem do artigo:Abel Braga é registrado no BID pelo Internacional com camisa rosa após polêmica

O acaso marca o destino de Abel Braga em seu retorno como treinador do Internacional. Após repercussão negativa envolvendo uma declaração sobre o uniforme de treino rosa do Colorado, considerada homofóbica em sua coletiva de apresentação, a cor voltou a ser protagonista na volta do técnico. Isso porque, em seu registro no Boletim Informativo diário (BID) da CBF, que ocorreu na última segunda-feira (01/12), o profissional estava com uma camisa rosa.

A polêmica afirmação sobre o uniforme de treino, em entrevista coletiva no último domingo (30/11), estava atrelada ao clima que encontrou no vestiário do Inter. Deste modo, Abel Braga citou uma brincadeira antiga que teria feito com D’Alessandro, que foi seu jogador na equipe e atualmente é diretor esportivo. Com isso, fez citação à camisa rosa, mas de forma preconceituosa.


Vídeos OneFootball


“Eu falei: ‘Eu não quero a porra do meu time treinando de camisa rosa, parece time de veado’”, detalhou o comandante.

Posteriormente à fala, no mesmo dia, o profissional se manifestou nas redes sociais para pedir desculpas à torcida com a viralização negativa.

“Colorados e coloradas, em primeiro lugar reconheço que não fiz uma colocação boa sobre a cor rosa durante a minha coletiva. Antes que isso se prolifere, peço desculpas. Cores não definem gêneros. O que define é caráter. O Internacional precisa de paz e muito trabalho. Vamo, vamo Inter!”, admitiu e ressaltou Abel Braga.

Coincidência ou não, a polêmica com a cor rosa causou surpresa ao expor seu ponto de vista na coletiva de apresentação. Afinal, em diversas ocasiões nas suas oito passagens pelo Internacional e outros clubes como Fluminense e Vasco, ele optou por estar à beira do campo com camisas desta cor.

Preparação do Internacional para reta final do Brasileirão

O primeiro contato do treinador com o elenco do Colorado ocorreu no último domingo (30/11), mesmo dia da sua apresentação oficial. Inclusive, em cerca de uma semana, o profissional precisará realizar duas preparações. No confronto contra o São Paulo, ele terá somente três atividades para fazer as modificações antes do duelo. Isso porque as equipes se enfrentam pela 37ª rodada na Vila Belmiro, na próxima quarta-feira (03/12).

Em seguida, a delegação colorada retorna a Porto Alegre, já que se despede do Brasileirão contra o Bragantino, no Beira-Rio. A partida ocorrerá no próximo domingo (07/12) e provavelmente o grupo não terá folga. Principalmente pelo contexto em que o Inter se encontra e o intervalo curto entre os compromissos. Portanto, Abel Braga deve ter também três treinos para fazer as correções na equipe.

Nos treinamentos iniciais, Abel Braga testou variações e deve confirmar a equipe nesta terça-feira. O técnico avalia a possibilidade de atuar com três zagueiros e sem um centroavante de referência, buscando um time compacto, com boa marcação e pressão na saída de bola adversária.

Aliás, o esboço mais recente inclui: Rochet; Vitão, Mercado e Juninho; Aguirre, Thiago Maia, Bruno Gomes, Alan Rodríguez, Alan Patrick e Bernabei; Vitinho. Ainda assim, Abel pode alterar a formação, inclusive recolocando um atacante de área — opção que tem Borré como alternativa.

A preparação reforça o clima de decisão para um Inter que, pressionado pela tabela, tenta administrar cada detalhe antes de um dos jogos mais importantes de sua temporada.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, ThreadsTwitterInstagram e Facebook

Saiba mais sobre o veículo