Esporte News Mundo
·04 de maio de 2025
Abel Ferreira fala após vitória do Palmeiras: “O futebol brasileiro não dá trégua a ninguém”

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·04 de maio de 2025
— Continua depois da publicidade —
Palmeiras foi à Brasília enfrentar o Vasco neste domingo (4). No Mané Garrincha, Vitor Roque marcou seu primeiro gol com a camisa do Alviverde e, dando a vitória para o Palmeiras por 1 a 0.
A equipe de Abel Ferreira volta para São Paulo com os três pontos e com a liderança do Campeonato Brasileiro. O técnico, por outro lado destacou as más condições do campo e fez uma analogia com um carro em uma pista.
— Este estádio é belíssimo, mas é uma pista cheia de buracos. É difícil um carro que trabalha nas curvas, é difícil um carro aqui atingir a velocidade máxima. Na primeira parte (primeiro tempo), faltou mais velocidade, mais dinâmica, mais primor técnico… mas sinceramente, não é para dar uma justificativa, mas com uma pista desta, a corrida não vai ser muito dinâmica, fluída, com velocidade – disse Abel Ferreira.
O treinador comentou sobre o primeiro gol de Vitor Roque com a camisa do Palmeiras, ressaltando a humildade e a persistência no trabalho, e destacou ainda o papel do técnico nesta situação.
— Uma das funções do treinador é ajudar o jogador a evoluir. E mesmo em momentos difíceis na sua travessia, o treinador tem que estar lá para ensinar, para deixá-los de fora, mas ao mesmo tempo para lhe dar carinho… O Roque sabia que ia fazer gol no momento certo e o apoio dos colegas é fundamental porque nós sabemos o quanto nos dedicamos e o quanto nos esforçamos. – pontuou o treinador.
Abel foi perguntado sobre o imediatismo como um problema para o futebol brasileiro, e fez questão de ressaltar que é um problema global. Usou como exemplo os vídeos curtos da internet, que não costumam ultrapassar 30 segundos justamente pela falta de paciência.
O treinador desviou da pergunta sobre a saída de Estêvão de maneira descontraída, dizendo que não gostaria de pensar naquilo neste momento e que deve desfrutar daquilo que o jogador faz. Abel aproveitou para falar da situação do Veiga, e citou os altos e baixo que ele viveu nos 8 anos dentro do clube, ressaltando o motivo pelo qual nunca quis que o jogador saísse do Palmeiras.
— O futebol brasileiro não dá trégua a ninguém. São 8 anos aqui no Palmeiras (do Veiga). Talvez, dos jogadores, é o que mais ajuda todos os outros em prol daquilo que são os objetivos coletivos do Palmeiras. E eu, particularmente, valorizo muito isso e por isso é que nunca o deixamos sair. Mesmo vindo ofertas de fora, e mesmo estando no banco, o clube reconhece esse trabalho ‘invisível’ – completou Abel Ferreira.
Por fim, o treinador disse ao decorrer da coletiva que é importante brigar na parte de cima na tabela, acumular pontos, mas o mais relevante é ser o líder no fim do campeonato. E, por isso, ele não tem o costume de acompanhar a classificação.
O Palmeiras volta a campo contra o Cerro Porteño na próxima quarta feira (7) às 21h30, pela Libertadores, fora de casa.